Por: William França

BRASILIANAS | 'Maio Amarelo' no DF abordou 363 motoristas dirigindo alcoolizados

Segundo o Detran-DF, foram realizadas 258 ações educativas que impactaram mais de 160 mil pessoas, com palestras em empresas e vias públicas | Foto: Divulgação/Detran-DF

Detran-DF divulga balanço do Maio Amarelo 2025, que teve 30% de redução no número de mortes no trânsito. Mais de 4 mil condutores foram abordados pela fiscalização, além de 160 mil pessoas alcançadas pelas ações educativas

Na sexta-feira (30), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo 2025 e divulgou um resultado que considerou muito positivo: 30% de redução no número de mortes no DF. Em maio deste ano, 16 pessoas perderam a vida nas vias do DF contra 23 mortes ocorridas em maio de 2024.

"Considero os dados ainda tímidos para nosso futuro, mas já considero um sucesso nessa luta constante que temos para cuidar da vida das pessoas. Em maio, tivemos uma redução de 30% das mortes no trânsito. Se fosse 1% já seria um sucesso; 30 % é um sucesso maior ainda. Cada vida que nós salvarmos será um triunfo que nós daremos para nossa sociedade e para nós mesmos", avaliou o diretor-geral do Detran, Marcu Bellini.

A intensificação das ações educativas e de fiscalização durante o mês de maio teve um impacto significativo para a preservação da vida, que era o objetivo do Maio Amarelo 2025, cujo tema trabalhado foi "Desacelere. Seu bem maior é a vida".

Macaque in the trees
Para o diretor-geral do Detran-DF, os dados de redução de vítimas ainda são tímidos. "Mas já os considero um sucesso nessa luta constante" | Foto: Divulgação/Detran-DF

10,3% dos fiscalizados estava alcoolizados

Durante o mês de maio, os agentes de trânsito realizaram 65 operações de fiscalização e policiamento. No total, 4.197 condutores foram abordados, 3.510 se submeteram ao teste do etilômetro e 363 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool: um percentual de 10,3% do total de condutores abordados pelos agentes.

Após a cerimônia, o Detran-DF complementou as informações, com o resultado das operações no último final de semana: mais de 650 veículos foram abordados no Sudoeste, Plano Piloto, Vila Planalto, Sobradinho II, Ceilândia, Águas Claras e Taquari.

"O número mostra que a maioria dos motoristas abordados estava regular e consciente dos riscos de dirigir alcoolizado, o que demonstra um comportamento seguro no trânsito", afirma o Detran-DF.

Durante as operações, também foram identificados 7 condutores inabilitados, 9 dirigindo com a CNH vencida e 2 com a habilitação suspensa. Além disso, 5 veículos foram autuados por escapamento alterado, prática que compromete o sossego público. Ao todo, 55 veículos foram removidos aos depósitos, e foram registradas 35 infrações por motivos diversos.

"A quantidade de condutores flagrados sob influência de álcool ou com problemas na habilitação ainda é grande, mas já representa um percentual pequeno se compararmos à quantidade de condutores abordados. Isso mostra que estamos no caminho certo para a preservação de vidas, pois a população, de forma geral, está mais consciente da sua responsabilidade por um trânsito mais seguro", destacou o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Bruno Baruque.

Ainda foram autuados e retirados da direção veicular antes de se envolverem em algum sinistro 212 condutores que estavam dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 144 com a CNH vencida há mais de 30 dias e oito que estavam com o direito de dirigir suspenso. Ao impedir que condutores alcoolizados, não habilitados e com o direito de dirigir suspenso continuassem na direção do veículo, o Detran-DF reduz consideravelmente os riscos de sinistros de trânsito, aumentando, por consequência, a segurança viária.

258 ações educativas

Durante todo o mês, a Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc) realizou, por meio da Gerência de Ações Educativas de Trânsito (Gerat), 258 ações educativas que impactaram mais de 160 mil pessoas com palestras em empresas e vias públicas, apresentações artísticas em escolas, passeios de bicicleta com grupo de ciclistas do DF, blitzes educativas e participação em eventos promovidos por diversos parceiros, como a UnB, o planetário e o aeroporto, por exemplo. Além de diversos programas educativos voltados para a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores nas diversas regiões administrativas.

"Trabalhar com educação é um grande desafio. Nosso trânsito só será seguro pra todos nós quando esse movimento for real, quando todos se envolverem nesse movimento: governo, sociedade, empresas, escolas... e temos trabalhado para conseguir envolver cada vez mais a sociedade e levar essa conscientização cada vez mais longe", enfatizou a diretora de Educação, Ana Maria Moreira.

A Escola Pública de Trânsito (EPT) também ampliou o atendimento às escolas públicas por meio do programa Detran nas Escolas, atendendo 150 estudantes do Ensino Médio de diversas regiões administrativas, com o curso Cidadania no Trânsito, e 662 professores da rede pública com o programa Mobilidade e Trânsito, além dos três mil alunos de professores cursistas que participaram da atividade de abertura do Maio Amarelo 2025, ocorrida no Museu da República.

O tema do Maio Amarelo também foi reforçado nos cursos presenciais da EPT, alcançando 267 cursistas de 14 turmas dos cursos de Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização para Renovação de CNH, Mecânica para Mulheres, Condutores de Veículos de Emergência e Iniciação à Superação do Medo de Dirigir, entre outros.

A cerimônia de encerramento do Maio Amarelo 2025 contou com a presença da professora Linair Moura, chefe da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape); do Major Wanderson Roldão, representando o Batalhão de Policiamento Rodoviário; do Agente Milton Mendes, representando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; e do professor Pastor Willy, da Universidade de Brasília.