Por: William França

BRASILIANAS | Novo Centro de Supervisão Operacional do transporte público revoluciona a gestão do sistema no DF

Com o novo centro operacional, o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, espera melhorar a qualidade do atendimento ao passageiro | Foto: Divulgação/Semob

Secretaria de Mobilidade do DF finaliza o CSO e passa a monitorar a frota de ônibus do transporte público coletivo, em tempo real. Agora, poderá apurar na hora eventual má conduta de motoristas de ônibus e modificar remotamente frotas dos veículos para melhorar o atendimento aos passageiros

O transporte público coletivo do DF funciona com 3.049 ônibus que realizam mais de 22.500 viagens por dia. O sistema registra cerca de 1,3 milhão de acessos de passageiros em dias úteis. O pagamento das passagens por meio eletrônico, implantado em 2024, torna os embarques mais ágeis e as viagens mais rápidas.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) concluiu a instalação, calibragem e os testes e agora passa a monitorar, em tempo real, a frota de ônibus do transporte público coletivo do DF por meio do Centro de Supervisão Operacional (CSO). Embora em funcionamento em caráter experimental desde o ano passado, o Centro de Supervisão Operacional (CSO) está agora em plena atividade.

O CSO está instalado nas dependências da TCB, próximo ao Palácio do Buriti. "Brasilianas" foi apresentada ao funcionamento do sistema, que tem um custo anual de aproximadamente R$ 4 milhões.

"Nós monitoramos 100% dos ônibus, de todas as empresas, com precisão, em tempo real, verificando a regularidade do transporte, os problemas que acontecem, e entramos em contato com as operadoras para atuar em qualquer emergência, como o reforço de frota ou alguma cobertura que for necessária", explicou o secretário Zeno Gonçalves.

O CSO registra os deslocamentos dos ônibus por meio de sinais de GPS. Os técnicos podem observar nos telões do equipamento se os ônibus estão em atraso, se estão no horário ou adiantados, além dos que ficam parados antes ou depois de cada viagem. Com os dados operacionais, além de monitorar se a linha está operando de forma correta, podendo corrigir eventuais problemas, a Semob-DF consegue avaliar se há necessidade de ajustes como aumento de viagens, alterações de horários ou mudança de itinerário.

Também são observados o uso de veículos por faixa horária, a velocidade média dos ônibus, índices de eficiência da frota, a quantidade de quilômetros rodados (que é a base para o pagamento da chamada "tarifa técnica", que remunera as empresas), além da análise detalhada por linha, por empresa, por veículo e por viagem. É possível saber se o ônibus saiu com atraso ou não e se mantém uma regularidade nesse comportamento.

“É uma ferramenta que auxiliará bastante o nosso trabalho, principalmente na questão do planejamento da operação, além de fornecer dados importantes para a fiscalização, que passa a contar com o sistema e com as câmeras, instaladas em cada veículo”, afirmou José Xavier Costa, analista de transporte urbanos da Subsecretaria de Operações da Semob-DF.

Macaque in the trees
O sistema permite o acompanhamento, em tempo real, de várias informações do sistema de transporte coletivo do DF | Foto: Divulgação/Semob

Motorista que "queimar paradas" será punido

Com o novo sistema de monitoramento em pleno funcionamento, Zeno Gonçalves anunciou que a Semob-DF pretende agora ampliar o uso de novas ferramentas para dar aos passageiros mais informações e mais condições de indicar problemas, principalmente quanto à má conduta de alguns motoristas, que têm o hábito de "queimar paradas" e de dirigir de forma inadequada, com freadas bruscas, por exemplo.

"Nós temos um contraste aqui no DF. Temos excelentes motoristas, que a população adora, já tratam pelo nome, já são 'quase da família'. Mas temos motoristas que realmente aceleram e freiam duro, não param em todos os pontos, fazem manobras bruscas... Precisamos identificar esses péssimos profissionais e eliminá-los do sistema, porque o salário deles é pago com recursos públicos, eles têm o dever de atender bem o cidadão", afirmou o secretário à "Brasilianas".

Para alcançar esses objetivos, entre as mudanças previstas para breve, a Semob-DF vai estabelecer um protocolo interno para agilizar e facilitar a apuração desses casos para identificar quem é o motorista infrator. A resposta poderá ser em tempo real. "Vamos verificar se houve emergência séria, problema de trânsito, risco de acidente, e o motorista terá de justificar. Mas o usuário tem o direito e o motorista tem o dever de encostar o ônibus e franquear o acesso daquela pessoa que estiver na parada", afirmou Zeno.

A Semob-DF também vai estimular que sejam feitas mais denúncias, ampliando os canais para isso. Além dos hoje existentes (Ouvidoria do GDF e o telefone 152), a Semob-DF deve lançar em breve um aplicativo, o "DF no Ponto", em que terá um campo específico e facilitado para as denúncias. Esse APP está em fase de testes e ajustes e, de acordo com Zeno, daqui a pouco tempo os usuários do transporte público "terão as informações na palma da mão".

Macaque in the trees
Painéis como esses, com detalhamento dos horários, serão instalados na Rodoviária do Plano Piloto | Foto: Divulgação/Semob

Sistema com QR Code e painéis

O Centro de Supervisão Operacional funcionando plenamente, será possível ainda o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços para prestar mais informações aos usuários. Uma delas é a possibilidade de o passageiro verificar quais ônibus estão passando pela parada naquele momento e os que virão em seguida.

Em cada abrigo de ônibus será instalado um painel personalizado, com código de acesso (QR Code), no qual o passageiro poderá acessar a lista dos ônibus que passam naquele ponto e o horário previsto para a sua chegada, por meio do seu aparelho celular. "Cada parada terá um painel, ofertando assim a informação direta", explicou.

Agora sob gestão da iniciativa privada, a partir do próximo dia 1º de junho, os painéis informativos da Rodoviária do Plano Piloto também serão melhorados com as informações do CSO. Em cada box, o usuário terá informações sobre quanto tempo será a demora para chegar o próximo ônibus de determinada linha, além da informação das próximas saídas.

Outra novidade que está prevista no APP "DF no Ponto" será o planejador de viagens. Com base na rota pretendida pelo usuário, ele poderá traçar um roteiro e calcular o tempo previsto para o deslocamento, bem como a troca entre as diferentes linhas de ônibus ou mesmo com o Metrô. Tal como é feito com aplicativos de trânsito, como o Wase, que indica rotas principais e alternativas, além do tempo de percurso previsto para cada uma delas. A opção será do passageiro.

Vídeo demonstra a operação do CSO

A Secretaria de Transporte e Mobilidade fez um vídeo em que demonstra, com detalhes, o novo Centro de Supervisão Operacional (CSO), dentro do programa "Semob na Linha".

Para acessar e assistir ao vídeo, basta clicar aqui, neste link.