Por: William França

BRASILIANAS | Diretoria de Educação do Detran-DF tem novo endereço

A nova sala de aplicação de provas teóricas tem capacidade para atender a 32 alunos, simultaneamente | Foto: Divulgação/Detran-DF

Nova unidade na 713/913 Sul dispõe de um espaço mais moderno, salas de aula bem equipadas, elevador, amplo estacionamento e acessibilidade para melhor atender à população

A Diretoria de Educação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal agora funciona nos 1º e 2º andares da nova unidade da autarquia, localizada na 713/913 Sul. O prédio antigo (na 906 Sul) - passará por reformas. O novo espaço é mais moderno com salas de aula bem equipadas, elevador e amplo estacionamento.

"A Direduc estava há muito tempo funcionando em um prédio em situações precárias. Até que seja feita a reforma, será possível atendermos os cidadãos que realizam cursos e provas na Escola Pública de Trânsito com mais comodidade, acessibilidade e qualidade", destaca a diretora de Educação, Ana Maria Moreira.

O atendimento ao público para marcação de aulas e provas e o serviço de biometria já estão sendo oferecidos na nova unidade desde a semana passada. A parte administrativa da diretoria também já está instalada no novo prédio.

As aulas e provas também já estão acontecendo no novo endereço, exceto as do curso de Mecânica para Mulheres, que possui uma sala temática (oficina) cujos equipamentos ainda continuam no prédio da 906 Sul.

Maior sala de provas para CNH

No novo prédio, o Detran-DF conta com uma nova sala de aplicação de provas teóricas do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. O novo espaço vai disponibilizar mais 4 mil vagas por mês, ampliando a oferta mensal do serviço de 10 mil para 14 mil candidatos em todo o DF, totalizando 168 mil vagas por ano para pessoas que estão em processo de habilitação.

A sala tem capacidade para a realização de provas por 32 candidatos ao mesmo tempo, com aplicação em seis horários distintos: 6h, 8h, 10h, 15h, 17h e 19h, de segunda-feira a sábado.

"A sala foi criada para ampliar a oferta de vagas e melhorar o atendimento aos candidatos à habilitação. Trata-se de um espaço muito bem localizado, na área central de Brasília, que facilita o acesso àqueles que dependem do transporte público para ir realizar essa etapa tão importante na vida do cidadão", destaca a diretora de Controle de Veículos e Condutores, Bruna Pacheco.

Macaque in the trees
A sala foi criada para ampliar a oferta de vagas e melhorar o atendimento aos candidatos à habilitação | Foto: Divulgação/Detran-DF

Acesso ao gabarito

Outra novidade é a possibilidade de o aluno solicitar o gabarito de sua prova por meio de um QR Code localizado em todas as salas de aplicação de teste teórico do processo de habilitação, que o direcionará ao WhatsApp da empresa Valid. Assim que o resultado da prova for disponibilizado, em até 48h, o candidato tem acesso ao seu rendimento e pode saber o que precisa estudar mais, por exemplo, caso seja reprovado.

Para solicitar o resultado, o cidadão basta enviar uma mensagem de WhatsApp com a palavra "gabarito", o nome completo, CPF e um documento com foto para confirmação da identidade do candidato. O serviço é gratuito e disponível 48 horas úteis após a realização do exame.

Acessibilidade

O serviço de biometria está sendo oferecido no térreo. A Escola Pública de Trânsito (EPT) e o Núcleo de Formação de Condutores (Nufor) – com o serviço de atendimento ao público e as salas de aula e aplicação de provas – estão instalados no 1º andar. Já a Diretoria de Educação (Direduc) e a Gerência de Ações Educativas de Trânsito (Gerat) ocupam o 2º andar.
O novo prédio possui três elevadores, que facilitam muito o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção, e um estacionamento público bem maior que o da antiga unidade.