Por: William França

BRASILIANAS | Novos empórios impulsionam produtos rurais e fortalecem pequenos empreendedores

Empórios rurais oferecem aos usuários infraestrutura e produtos de qualidade fabricados no DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Brazlândia e Jardim Botânico logo vão ganhar empórios, a exemplo do que já funciona no Colorado. Planaltina, Paranoá e Brazlândia também ganharão mini-Ceasas

Os empórios rurais, locais em que é feita a divulgação e a exposição do que é produzido no campo brasiliense, ganharão mais duas unidades: em Brazlândia e no Jardim Botânico. Elas vão se juntar ao empório que já está em funcionamento desde outubro do ano passado, na região do Colorado (DF-001).

"A proposta é fortalecer o apoio aos produtores rurais do Quadradinho", disse à Agência Brasília, site oficial de notícias do GDF, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), Rafael Bueno.

Empórios rurais oferecem aos usuários infraestrutura e produtos de qualidade fabricados no Distrito Federal. "Os dois novos empórios terão o mesmo formato do Colorado, para que a gente aproxime o pequeno produtor do consumidor final, gerando assim um circuito rápido de comercialização e conectando uma produção de alimentos saudáveis do Distrito Federal com a demanda do nosso consumidor", explica o secretário Bueno.

Os processos para as novas unidades estão em tramitação, aguardando a liberação de recursos e da área para construção. Cada uma terá capacidade para 30 produtores. O equipamento do Jardim Botânico ficará no balão do Jardins Mangueiral, atendendo a população da cidade e do bairro, além de regiões próximas, como São Sebastião e o Setor Habitacional Tororó.

"É uma área em que temos uma demanda muito grande e uma população crescente. Já em Brazlândia, vamos permitir que o produtor de morango possa mostrar nos 365 dias do ano a força que Brazlândia tem na produção do morango", explica o secretário.

A variedade de mercadorias disponíveis no empório é extensa: há laticínios, como queijos e doces de leite, hortaliças, embutidos, entre linguiças e salames, pães, artesanato, e temperos.

Macaque in the trees
Empórios rurais oferecem aos usuários infraestrutura e produtos de qualidade fabricados no DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Comercialização direta com o produtor

Também serão erguidos três centros de distribuição no estilo pedra em Planaltina, Paranoá e Brazlândia. Terão o objetivo de impulsionar os resultados da área rural brasiliense, os novos galpões estarão em pontos estratégicos.

"Serão em estilo pedra, como se fosse uma mini Ceasa, no Paranoá, Planaltina e Brazlândia, para que possamos fazer o comércio em atacado e varejo, com maior volume de atendimento de mercearias, supermercados e do consumidor final", explica Bueno.

As obras do novo galpão do Paranoá, às margens da DF-250, já estão em andamento. Foram feitos serviços iniciais, como a terraplenagem e o nivelamento do terreno, que soma 2.400 m². A estrutura terá sanitários masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência; salas administrativas destinadas ao uso das associações de produtores e do Conselho Rural; estacionamento para veículos e área de para carga e descarga de mercadorias.

O trabalho é coordenado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com convênio da Caixa Econômica Federal (CEF). "A Novacap, em cooperação técnica com a Seagri-DF, tem como atribuições a elaboração dos documentos técnicos, a realização da licitação e a fiscalização da obra do Galpão do Produtor Rural do Paranoá", informa o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies.