Por: William França

BRASILIANAS | Metrô-DF irrita Celina Leão, mais uma vez

A proposta é adquirir 15 novos trens para reforçar a operação nas linhas de Samambaia e Ceilândia | Foto: Divulgação/Metro-DF

Ainda como governadora em Exercício, Celina Leão pretendia divulgar o resultado da licitação que contratará a empresa responsável pelos estudos técnicos da nova linha do Metrô, que ligará o Plano Piloto até Santa Maria e Gama. Metrô não concluiu o processo em tempo e não estipulou nova data

A interinidade de Celina Leão à frente do Governo do Distrito Federal encerrou-se no sábado, dia 17. Durante a semana em que ficou no Exercício do cargo de governadora, ela pretendia ter anunciado a empresa vencedora da licitação que fará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da nova linha do Metrô, que ligará a Esplanada dos Ministérios, no Plano Piloto, até Santa Maria, passando pelo Cruzeiro/Sudoeste, SIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Gama e Santa Maria.

Esse estudo é, literalmente, o que mostrará ser viável (ou não) os traços estabelecidos pelos arquitetos e engenheiros que tratam do planejamento urbanístico da cidade. Essa linha está prevista desde os primeiros desenhos do Metrô-DF, em 1987 - há 38 anos.

Na visão de técnicos do setor, a contratação desses estudos é, de fato, "tirar do papel" a intenção de construir esse novo tramo do sistema de transporte público no DF e buscar as formas para que ele se torne possível. O passo seguinte a este anúncio é o de aguardar os prazos de contestação e de homologação da licitação para então assinar o contrato.

Celina Leão, atual vice-governadora pelo PP, é pré-candidata ao GDF em 2026. E deve assumir o Palácio do Buriti já a partir de abril do ano que vem, quando Ibaneis Rocha (MDB) deverá deixar o cargo de governador para concorrer ao Senado - como ele mesmo já anunciou.

Por conta disso, Celina "corre contra o tempo". Como o contrato prevê que a empresa ganhadora terá pelo menos 13 meses para entregar os estudos após o contrato (se não houver qualquer contratempo), significa que ela poderia anunciar a efetividade do novo traçado do Metrô ainda durante a sua campanha eleitoral. Deixaria de ser promessa de candidata para ser entrega de governo.

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Celina Leão, que esteve como governadora do DF em Exercício na última semana | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Cronograma político apertado

"Brasilianas" apurou que Celina Leão havia pedido para que o Metrô buscasse concluir a seleção da empresa na semana passada. Este processo foi iniciado em dezembro de 2024, quando o Metrô-DF publicou edital de licitação para selecionar empresas interessadas em apresentar propostas para a execução de Estudos Preliminares (funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA) para a nova linha.

Tais estudos têm como objetivo estabelecer o traçado do real para a nova linha de trem, estabelecer a tecnologia do material rodante (vagões), explorar alternativas físico-funcionais à implantação desse traçado (analisar eventuais empecilhos, como desapropriações, demolições ou entraves ambientais) e selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para a proposta.

Ainda durante a semana, chegou a resposta do Metrô-DF dizendo que não havia viabilidade no pedido da governadora em Exercício. Celina Leão - segundo apurou a coluna - ficou bastante irritada com a negativa, ainda mais porque ela veio com uma resposta de que não há sequer previsão para esse anúncio.

A irritação da vice-governadora com o Metrô-DF vem de há muito tempo. "Brasilianas" revelou, no início de abril, que ela (entre outras autoridades do GDF), estava insatisfeita e fazia críticas à inoperância generalizada por parte da diretoria da empresa, que tem à frente, desde 2019, Handerson Cabral Ribeiro.

Ele é afilhado político do presidente do PSD-DF, o empresário Paulo Octávio - partido que pertence à base do governo Ibaneis Rocha desde novembro de 2022. Na ocasião, Handerson (que se apresenta-se como "CEO do Metrô-DF" e não diretor-presidente, como é o correto) sequer havia anunciado a data para a audiência pública que deve viabilizar a compra de 15 novos trens para as atuais linhas de Samambaia e de Ceilândia.

Celina esteve na China, em dezembro do ano passado, e desde aquela época, está em negociações junto a empresários chineses, inclusive para viabilizar o financiamento de novos projetos, como o VLT na W3 Sul e Norte.

Depois de ter vindo a público a irritação da vice-governadora, o Metrô-DF divulgou, quase um mês depois, no último dia 10, a realização da aguardada audiência pública - que foi realizada na última sexta-feira. E ela aconteceu com pelo menos quatro meses de atraso, no cronograma político de Celina Leão...