Por: William França

BRASILIANAS | Audiência Pública revela novidades nos futuros trens, que só chegarão a partir de 2028 (pelo menos)

Entre as propostas em análise, está a de modernização do Centro de Operações da empresa | Foto: Divulgação/Metrô-DF

Além de ar-condicionado nos vagões, os novos trens serão interligados entre si, com passagem dos passageiros entre os vagões. Hoje, são quatro vagões e cada um segue isolado

Realizada na última sexta-feira, a audiência pública do Metrô-DF que tratou da futura licitação internacional para a contratação da empresa que fará os 15 novos trens para reforçar as linhas de Samambaia e de Ceilândia (a chamada linha 3000) trouxe algumas novidades. A primeira é que os novos trens deverão ter ar-condicionado.

Atualmente, nenhum trem possui a climatização. O Metrô-DF promete (!) modernizar a linha 2000 e instalar o sistema de ar-condicionado nos 12 trens que integram esse modelo. Os outros 20 da série 1000 (que foram entregues a partir de 1993 e estrearam na operação em 1998, há 27 anos) não possuem capacidade técnica de receber essa atualização.

Outra novidade é que os trens deverão ter o chamado "gangways", que são as passagens entre os carros. Assim, os passageiros poderão caminhar entre os quatro vagões de cada composição, sem barreiras. Atualmente, os vagões são segregados (isolados uns dos outros).

O Metrô-DF também pretende trocar o sistema de sinalização e de controle para recepcionar os novos modelos, já que o atual é ainda o mesmo desde a inauguração, e há atualizações tecnológicas disponíveis, para dar mais segurança ao sistema e aos usuários. Também serão ampliadas e modificadas as centrais de fornecimento de energia.

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O Metrô-DF tem 20 trens da linha 1000 (os que estão no centro da foto) e 12 da linha 2000 (os que estão no extremo da imagem) | Foto: Divulgação/Metrô-DF

Nova frota só em 2030

Se o Metrô-DF seguir um cronograma razoável que ele mesmo divulgou (o que não é bem o que está acontecendo, conforme narrativa acima), deve acontecer somente no segundo semestre deste ano (pelo menos) a publicação da Ordem de Serviço para a licitação internacional. A partir desse chamamento, começará o processo licitatório, que poderá durar até um ano.

Depois de decorrido esse prazo, a partir da assinatura do contrato, a empresa ganhadora terá quatro meses para finalizar o projeto conceitual. Depois, outros 18 meses (um ano e meio) para finalizar o projeto-executivo dos trens.

A entrega do primeiro dos 15 novos trens deverá ocorrer 24 meses (dois anos) após a assinatura do contrato. Ou seja, somente em 2028 (caso tudo dê certo). Mas o cronograma não se encerra por aí... a empresa deverá entregar um trem a cada mês (ou seja, o prazo será de 15 meses para a entrega).

Portanto, somente em 2030 é que os 15 novos vagões deverão estar devidamente operacionais. Daqui a mais ou menos cinco anos... Até lá, nos resta continuar torcendo para que os trens de 1998 ainda resistam ao tempo e sigam em uso (digo isso com esperança, porque sou usuário do Metrô-DF).