Com gratuidade no transporte, movimento de passageiros cresceu 46,5% em relação ao ano anterior
O período de Carnaval marcou o início de funcionamento do programa "Vai de Graça" no sistema público de transporte do DF. Os ônibus e o metrô registraram 2.558.137 acessos, índice cerca de 46,5% maior do que o movimento total nos quatro dias de folia em 2024.
"A demanda cresceu porque, além das festas carnavalescas, as pessoas que antes não se deslocavam, por não terem condições de pagar passagem para a família no fim de semana, agora podem passear, conhecer os espaços públicos de Brasília, ir a eventos religiosos, feiras e comércio", afirmou Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade.
O secretário de Mobilidade afirmou ainda que o sistema de transporte público da capital demonstrou que está preparado para absorver o aumento na demanda com a gratuidade de tarifas, que passa a valer todos os domingos e feriados.
O Carnaval de 2025 foi dos mais seguros, e o transporte público coletivo não recebeu notificação de qualquer tipo de crime no interior dos veículos. As operadoras informaram que não houve registros de vandalismo e nem intercorrências no desenvolvimento da operação.