Secretaria de Segurança Pública afirma que a Asa Norte segue com redução em vários tipos de crimes, assim como todo o restante do DF
A pedido de "Brasilianas", a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) fez um levantamento das principais ocorrências criminais registradas na Asa Norte em 2024, e um comparativo com o ano anterior.
Segundo a pasta, houve uma redução em quase todas as modalidades avaliadas - exceto furtos a pedestres, furtos em veículos e furtos em comércio.
Como estratégia, a SSP-DF produz relatórios semanais são compartilhados com as forças de segurança, apontando as chamadas "manchas criminais", em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes, garantindo um policiamento efetivo.
Conheça os principais dados:
- Roubos a pessoas
A SSP/DF informa que houve uma redução de 27,6% nos roubos a transeuntes na Asa Norte. O ano de 2024 encerrou com 265 ocorrências dessa modalidade delituosa. Em 2023, foram 366 casos.
- Furtos a pessoas
A respeito dos furtos a transeunte na região, os índices apontam para 69 casos no ano passado. Em 2023, houve 61 registros - o que resulta num aumento de 13% em 2024.
- Roubos em comércio
Os roubos em comércio totalizaram 16 ocorrências entre janeiro e dezembro de 2024. No consolidado de 2023, foram 19 registros - uma queda de 15%.
- Furtos em comércio
Em relação aos furtos em comércio na Asa Norte, foram 361 ocorrências, de janeiro a dezembro de 2024. No mesmo período do ano de 2023, foram 315 ocorrências - um aumento de 14%.
Diferentemente dos roubos, nos casos de furto não há emprego de violência. Cabe ressaltar que o cenário de furto em comércio não representa somente casos de arrombamento, mas também engloba pequenos furtos que podem ocorrer, inclusive, com o estabelecimento aberto.
- Roubos de veículos
Quanto aos roubos de veículos na Asa Norte, os dados apontam para seis ocorrências do ano passado, contra 22 casos para o consolidado de 2023, portanto uma queda de 72,7% nessa modalidade.
- Furtos em veículos
No que diz respeito aos furtos em veículos (quando objetos são subtraídos do veículo), os índices apontam para 951 ocorrências entre janeiro e dezembro do ano passado, contra 888 registros durante o mesmo período de 2023. Um aumento de 7,1%.
- Roubos em Residências
Os índices apontam para uma única ocorrência no ano passado. Em 2023, houve três casos da referida modalidade no bairro.
Segundo a SSP-DF, os dados estão sujeitos a atualizações.