A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) recebeu, na última segunda-feira (10), a classificação ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa reconhece boas práticas adotadas pelas secretarias de educação estaduais, municipais e distrital para assegurar a alfabetização de estudantes na idade adequada.
O selo faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa ao qual o governo do Distrito Federal (GDF) aderiu.
Ao todo, 4.187 municípios foram contemplados, dos quais 2.592 receberam a classificação ouro, 1.062 prata e 533 bronze.
A cerimônia de entrega ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil e reuniu autoridades, professores e estudantes.
A SEEDF implementou o programa Alfaletrando como parte das ações para cumprir as metas estabelecidas pelo MEC.
Criado pelo Decreto nº 45.495, de 2024, o programa oferece material pedagógico, suporte, acompanhamento e formação para professores da rede pública. O objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental e recompor aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano, considerando os impactos da pandemia de covid-19.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, comentou na ocasião que o DF é a única unidade federativa que implementou o programa na idade certa.
O Alfaletrando é estruturado em cinco eixos: elaboração de política distrital de alfabetização; formação de profissionais e acompanhamento pedagógico; sistema de avaliação; melhoria da infraestrutura escolar; e reconhecimento de boas práticas.
O programa busca consolidar estratégias para garantir ensino de qualidade desde os anos iniciais até a educação de jovens e adultos.
Alfabetização no DF
O Distrito Federal possui uma das maiores taxas de alfabetização do país. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, 97,2% da população da capital sabe ler e escrever. O percentual é inferior apenas ao de Santa Catarina, que alcançou 97,3%.
Em contrapartida, os estados com os menores índices de alfabetização são Alagoas (82,3%) e Piauí (82,8%).
Compromisso
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em colaboração com estados e municípios que aderiram às metas estabelecidas pelo MEC.
Em 2023, o GDF pactuou a meta de atingir 80% de alfabetização na idade correta até 2030.