Em junho de 2019, logo no início do primeiro mandato no GDF de Ibaneis Rocha (MDB) e de Ronaldo Caiado (União Brasil) em Goiás, os dois tiveram um desentendimento público justamente envolvendo o Entorno do DF. Na época, o governador de Goiás provocou Ibaneis, que - sem cerimônias - o mandou "pra PQP".
O governador goiano ligou para o distrital para tirar satisfação sobre testes do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligaria o DF a Goiás, durante uma viagem que Ibaneis fez a convite do Ministério do Desenvolvimento Regional e que estava lotada de convidados e pela imprensa. A viagem chegou até a Valparaíso (GO).
Quem esteve lá nessa viagem conta que, no meio do caminho, Ibaneis Rocha recebeu uma ligação de seu colega Ronaldo Caiado. O telefonema não foi de boas-vindas, como se imaginou. O goiano ligou para tirar satisfação.
"Ibaneis, o Goiás tem governador", esbravejou Caiado, irritado com a iniciativa do GDF em assumir o protagonismo do projeto. Ibaneis retrucou na mesma moeda: "O senhor está me dizendo que Goiás tem governador, pois eu estranhei a falta dele aqui". O tom da conversa subiu e virou uma discussão. Ibaneis desligou o telefone sem se despedir, não sem antes mandar o governador de Goiás "para a PQP".
Na época, Ibaneis atribuiu o episódio a uma crise de ciúme. Por conta da desavença entre os dois governadores, passados seis anos até hoje o projeto do VLT não saiu do papel.