Por: William França

BRASILIANAS | O que são os cuidados paliativos?

Cuidado paliativo, ou paliativismo, é uma vertente recente no mundo da medicina | Foto: Divulgação/Casa do Cuidar

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que há mais de 625 mil pessoas em cuidados paliativos no País

Os cuidados paliativos buscam reduzir a dor e o sofrimento de pacientes com doenças em estágio avançado, graves ou terminais, além de oferecer suporte aos familiares e/ou responsáveis. O atendimento deve ser multidisciplinar, no qual se considera sintomas físicos e emocionais. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que há mais de 625 mil pessoas em cuidados paliativos no País.

Ana Cristina Almeida, fisioterapeuta da equipe do Hran e uma das responsáveis pela cerimônia, enfatiza a importância de proporcionar o conforto, a dignidade e a possibilidade de realizar os sonhos dos pacientes que se encontram em situações de saúde muito frágeis. "Às vezes, as pessoas têm a vida inteira para realizar [um sonho] e não conseguem. Então, a gente [a equipe] acrescenta alguns momentos à vida, às vezes, podendo ser um dos últimos", explica.

De acordo com a profissional, a abordagem é cuidadosa com este tipo de paciente, considerando sempre a oferta do conforto e da dignidade. "Quando percebemos que a vida tem um fim e que ele se aproxima, a gente repensa o que é prioridade e o que é importante. Nesses momentos, as pessoas conseguem priorizar e, dessa forma, a gente tenta, dentro do que é possível, realizar esses sonhos. Isso traz uma alegria que, às vezes, eles não puderam ter em vida", refletiu.