Ibaneis Rocha 'dá uma guinada verde' e toma decisões que valorizam o uso de veículos movidos a energia elétrica no DF: ônibus urbanos, veículos particulares e até mesmo patinetes. É a segunda vez que ele faz isso - a primeira não foi exitosa
Nas últimas 48 horas, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu demonstrar um compromisso significativo com a sustentabilidade e o incentivo ao uso de energia limpa no DF por meio de várias iniciativas. Foram feitos três anúncios - alguns pelo próprio governador Ibaneis Rocha (MDB) -, que abrangem alterações na matriz do transporte público urbano e no de uso particular, com carros e até patinetes, que podem abranger um grande número de moradores.
Analistas afirmam que essas ações de estímulo ao uso de energia elétrica para mover as formas de transporte não apenas contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas também promovem a conscientização sobre a importância de adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia.
Essa não é a primeira vez que o governador Ibaneis Rocha (MDB) decide tratar do tema. Logo no primeiro ano do seu primeiro mandato, em 2019, Ibaneis fez uma parceria com a Renault do Brasil, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com o Parque Tecnológico de Itaipu, com a expectativa de que fosse trocada toda a frota de carros do GDF.
À época, foram disponibilizados 16 carros. O projeto não foi adiante, a parceria não foi renovada e o GDF não tocou mais no assunto.
Ônibus movidos a energia elétrica
O governador Ibaneis Rocha anunciou que, a partir de junho de 2025, 90 novos ônibus elétricos da empresa Piracicabana começarão a operar no Plano Piloto. Os últimos veículos com essa propulsão foram adquiridos pela TCB no governo Rodrigo Rollemberg (PSB) - oito ao todo. Desde o início deste mês, a TCB deixou de operar as linhas urbanas e esses ônibus "foram aposentados".
Ainda na gestão Rollemberg, a Piracicabana adquiriu alguns veículos elétricos. Eles hoje são usados na linha que liga a Rodoviária do Plano Piloto à Praça dos Três Poderes, circulando a Esplanada dos Ministérios (a mesma que era da TCB).
Segundo Ibaneis, os novos ônibus farão parte de um projeto mais amplo, que pretende estender o uso de ônibus elétricos a todo o Distrito Federal. Não foram divulgados detalhes de como (e quando) será feita essa ampliação.
Esses ônibus elétricos são equipados com tecnologia de última geração, incluindo motores silenciosos e sistemas de recarga rápida, o que os torna não apenas ambientalmente amigáveis, mas também mais confortáveis para os passageiros. Todos têm ar-condicionado e piso baixo.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), a aquisição dos novos ônibus será realizada pelas próprias empresas de transporte, e o valor investido será incorporado no cálculo da tarifa técnica paga pelo governo. Ano passado, o GDF pagou R$ 1,5 bilhão para as cinco empresas que operam o sistema público de transporte no DF.
Isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos
Em outra medida, Ibaneis Rocha assinou, no dia 29 de janeiro, um decreto que concede isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos adquiridos no Distrito Federal. O decreto esclarece que a isenção também se aplica aos veículos comprados diretamente da montadora ou do importador, desde que o faturamento ocorra no DF.
Este decreto ajusta a lei publicada em dezembro de 2024, que inicialmente deixava dúvidas sobre a aplicabilidade do benefício para carros comprados diretamente das fábricas. O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, explicou que a intenção é garantir os direitos dos contribuintes que compram veículos no DF, sem prejudicar os lojistas locais.
No DF, atualmente, existem cerca de 31.600 mil carros elétricos em circulação no DF - e, destes, cerca de 3.800 teriam de pagar IPVA, se fossem mantidas as regras anteriores. A mudança, que estava em vigor desde o início deste mês, havia sido determinada pelo próprio Ibaneis Rocha, em projeto de lei encaminhado à Câmara Legislativa do DF que, neste caso, apenas ratificou o desejo do governador.
Mas, para ter direito à isenção, o cidadão deve estar em dia com a Fazenda do DF, pois o benefício é concedido anualmente e depende da inexistência de dívidas. "Esta medida é essencial para assegurar que a política de incentivo tenha um impacto positivo e duradouro, promovendo a renovação da frota de veículos com opções mais ecológicas e eficientes", explica o secretário de Economia.
Patinetes elétricos em período de testes
Além dos ônibus e carros, outra iniciativa anunciada pelo GDF foi a autorização para testes com patinetes elétricos compartilhados. Em parceria com a empresa JET, a Semob anunciou um período de testes de 90 dias para esses veículos em Águas Claras e no Plano Piloto.
A JET já opera em 16 cidades brasileiras, incluindo Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Vila Velha. Segundo a empresa, "os patinetes elétricos são uma solução prática e sustentável para o transporte de curta distância, oferecendo uma alternativa ao uso de carros e contribuindo para a redução do tráfego e da poluição".
Durante o período de testes, a Semob irá monitorar o uso desses patinetes, coletando dados sobre a aceitação dos usuários, a eficiência do serviço e o impacto na mobilidade urbana.
A ideia é avaliar a viabilidade de implementar permanentemente os patinetes elétricos na cidade, expandindo o serviço para outras regiões do Distrito Federal. "Este projeto piloto é uma oportunidade para educar a população sobre os benefícios dos modos de transporte sustentáveis, além de incentivar um estilo de vida mais ativo e saudável", afirma o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Segundo a Semob, estas iniciativas refletem o compromisso do Governo do Distrito Federal em promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana por meio de soluções de transporte elétrico, "proporcionando uma capital mais limpa e moderna para seus cidadãos".
Para evitar acidentes, os patinetes têm velocidade máxima permitida e é controlada por GPS, de acordo com a região de circulação dos veículos. Quando estiverem trafegando por ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima é de 20 km/h. Nas demais vias da cidade não ultrapassa 15 km/h. Em áreas de segurança, a velocidade limite será de 6 km/h.
Os patinetes são equipados com amortecedor, farol, lanterna traseira, seta, freio dianteiro e traseiro, com luz de freio, buzina, indicador de velocidade e de nível de bateria, suporte de celular com carregamento por indução e GPS que monitora localização do equipamento em tempo real, além de sistema antifurto.
Preços do uso dos patinetes
A locação contará com tarifas diferenciadas, de acordo com horário e dia da semana. De segunda a sexta, o valor da ativação será R$ 1,99, independemente do horário. Já o valor das viagens por minuto depende da faixa horária, entre 5h e 10h será de R$ 0,25; das 10h às 17h R$ 0,39; e das 17h às 5h R$ 0,49. Aos sábados e aos domingos, o valor da ativação será de R$ 2,99, com o preço da minutagem variando entre R$ 0,70, das 5h às 17h, e R$ 0,90, entre 17h e 5h.
O pagamento será feito de forma digital, via aplicativo e poderá ser feito via cartão de crédito ou Pix. A empresa vai manter canais abertos de contato com os usuários do sistema via email: [email protected] e telefone com whatsapp e telegram +55 (13) 991374203.