Por:

Programa Mais Saúde com Agente em Japeri

A última quinta (29) foi marcada por um momento histórico para a saúde pública de Japeri. A diplomação de vinte e cinco Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município no Curso Técnico do Programa Mais Saúde com Agente (MScA), em cerimônia realizada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O evento celebrou a conclusão de uma importante etapa de qualificação profissional, reforçando o compromisso com a valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a ampliação da qualidade do cuidado ofertado à população. Ao todo, foram diplomados agentes das unidades de Santa Amélia (1), Chacrinha (6), Nova Belém (8), Marabá (2) e Delamare (8).

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Programa Mais Saúde com Agente tem como objetivo qualificar ACS e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para atuar de forma ainda mais integrada na identificação, prevenção e controle de doenças, além de aprimorar os processos de trabalho nos territórios. A diplomação simboliza o reconhecimento do papel estratégico desses profissionais na promoção da saúde e na construção de um SUS mais resolutivo, justo e participativo.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes institucionais e convidados. Por Japeri, a coordenadora de Atenção Básica, Renata Martins, acompanhou a diplomação e reforçou a importância do momento para a categoria.

"Para os formandos, a diplomação representa a concretização de um objetivo construído com dedicação, estudo e compromisso com a saúde pública. Todo esse clima de emoção, alegria e orgulho vai certamente marcar a trajetória profissional de todos. É um dia muito feliz para a saúde de Japeri", disse Renata.

O Programa Saúde com Agente, agora ampliado e fortalecido como Mais Saúde com Agente, oferece formação técnica com atividades presenciais e práticas realizadas no próprio local de trabalho, integrando Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Os cursos foram atualizados e passaram a incluir conteúdos como equidade de raça, gênero e sexualidade, saúde mental e bucal, além de disciplinas eletivas voltadas à agroecologia, práticas integrativas em saúde e atenção às populações do campo, das florestas e das águas.

Com metas de formar ACS e ACE em todo o Brasil, fortalecer a Atenção Primária à Saúde e aprimorar as ações de vigilância e combate às endemias, o programa reafirma seu papel estratégico na qualificação do trabalho em saúde. Para Japeri, a diplomação dos 25 profissionais representa mais um avanço na ampliação da rede de cuidados e na valorização de quem está diariamente na linha de frente do atendimento à população.