Com novas ferramentas educacionais, inspiradas na linguagem do futebol, o Instituto Vini Jr. chegou a duas escolas municipais de Duque de Caxias para beneficiar mais de 600 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Agora, as Escolas Municipais Wilson de Oliveira Simões e Professora Wanda Gomes Soares passam a contar com o Centro de Tecnologias Educacionais Base e o Movimento e Aprendizagem, duas iniciativas assinadas pelo Instituto e que estreiam na rede pública de educação da cidade através da parceria com as empresas Ipiranga e ICONIC
"Chegar a Duque de Caxias com o CT Base e o Mov.A é fortalecer a escola pública com ferramentas que aproximam o aprendizado do interesse dos alunos. A linguagem do futebol nos permite criar novas formas de ensinar e aprender, tornando a sala de aula mais viva, mais lúdica e mais significativa. É uma alegria apoiar professoras e estudantes da cidade com essa expansão do nosso trabalho.", comenta Victor Oliveira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.
Entre as novidades para o dia a dia das escolas, estão novas salas, com arquitetura inspirada no futebol e equipadas com um enxoval tecnológico, além de métodos e capacitações que visam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem a partir da ludicidade do esporte. A parceria prevê ainda a aplicação do Mov.A, que propõe novas formas de ensinar usando o movimento corporal, ampliando as ferramentas docentes para tornar a aula ainda mais cativante - tudo isso referenciado pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
"Para a ICONIC, participar deste projeto é reafirmar nosso compromisso com a transformação social por meio da educação. Estar presente em Duque de Caxias, onde temos uma de nossas unidades fabris e nosso Centro de Tecnologia, reforça a importância de investir na região e ampliar oportunidades para crianças e educadores. Acreditamos no poder da tecnologia e do aprendizado criativo para gerar impacto positivo, e essa parceria com o Instituto Vini Jr. traduz exatamente esse propósito. Assim como movemos o país com soluções de alta performance, queremos também movimentar futuros, contribuindo para um ambiente de ensino mais inspirador, inclusivo e conectado às demandas do amanhã", destaca Amanda Silveira, especialista de Sustentabilidade na ICONIC.
Já para Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga, a empresa busca apoiar projetos de impacto social.
"Queremos, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Para nós, a educação é uma alavanca fundamental nesse processo. Assim, estar ao lado do Instituto Vini Jr. e da ICONIC, nos permite contribuir para fortalecer a educação na região e qualificar as experiências de alunos e educadores", disse.