O projeto "Por Elas - Centro de Performance Esportiva" de futebol feminino - que funciona dentro do Programa Viva Bem, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer -, foi lançado oficialmente em 3 de dezembro, em Belford Roxo. O projeto iniciado, no dia 5 de novembro, com o apoio da Prefeitura de Belford Roxo, oferece treinamento de futebol feminino para até 90 meninas, no Campo do Zé Macaco, no bairro Andrade de Araújo. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e atende jovens de 13 a 18 anos.
O lançamento contou com uma homenagem especial à vice-prefeita Mariana Malta, aniversariante da semana e madrinha do projeto. Participaram também, alunas, familiares, corpo técnico do projeto e os secretários municipais de Conservação, Comunicação Social e Combate à Fome, Clécio Jefferson, Marcos Paulo Ribeiro Lopes e Marcelle da Silva.
"O projeto é muito bom. Agradeço pelo carinho. Precisamos de mais mulheres ocupando áreas de destaques na nossa sociedade. Somos a maioria da população. Incentivar a prática esportiva e o futebol feminino sempre será algo importante para Prefeitura de Belford Roxo", destacou a vice-prefeita Mariana Malta, que ganhou um bolo de aniversário e um lindo buquê de flores das mãos das pequenas Mayla e Lorena, que integram o projeto kids do "Por Elas".
O "Por Elas" é uma iniciativa privada e autônoma que acredita no poder do esporte para transformar vidas. Com o apoio da Prefeitura de Belford Roxo e o patrocínio de comerciantes e empresários, oferece uma estrutura de ponta, acompanhamento técnico e físico, totalmente gratuito para atletas do futebol feminino. Elas têm espaço, apoio e oportunidades para crescer dentro e fora de campo. As inscrições são realizadas através do link disponível no Instagram oficial: @porelascpe.
Além do esporte, uma das exigências do projeto é a continuidade nos estudos.
O "Por Elas" vai muito além de uma escolinha de futebol. Trata-se de um Centro de Performance Esportiva, que oferece condições técnicas, humanas e materiais para preparar as atletas para o mercado esportivo, com foco no desenvolvimento completo e na formação de jogadoras profissionais.
"Eu sempre gostei de futebol e isso só aumenta com minha paixão pelo Flamengo. Claro, que sonho em virar uma jogadora profissional. A Rainha Marta é uma inspiração. Tenho treinado forte, as meninas do projeto são bem atenciosas no fundamento", disse a estudante e atacante Brenda Sofia, de 12 anos, moradora do bairro Barro Vermelho.