Por:

Projeto leva cinema a E.M. de São João de Meriti

Essa semana foi diferente para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Paul Jean Guerry, no bairro Tomazinho, em São João de Meriti. A unidade recebeu a primeira sessão do projeto Cinema Cultural, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.

Os estudantes participaram de uma sessão especial com cinco curtas-metragens: "Meu Nome é Maalum", "Calango Lengo", "Eu Queria Ser um Monstro", "Josué e o Pé de Macaxeira" e "Nimbus". Para alguns, foi o primeiro contato com uma experiência de cinema dentro da escola.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Letícia Costa, ressaltou que iniciativas como essa reforçam o papel da cultura na formação dos alunos.

"Esse projeto mostra como a parceria entre Estado e Município pode transformar a rotina escolar. Cultura também é direito, e garantir esse acesso às nossas crianças é uma das prioridades. Vamos levar essa oportunidade para mais unidades da nossa cidade", concluiu Dra. Letícia.

Representando a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio e a secretária Danielle Barros, o assessor Jorge Costa enfatizou a missão desse projeto cultural.

"É um prazer trazer esse projeto para Meriti. Precisamos garantir acesso à cultura para as crianças, que são o nosso futuro. Iniciamos aqui a primeira sessão, levando histórias que inspiram", explicou Jorge.

A diretora da unidade, Anna Karla Beccin, afirmou a importância da ação para ampliar o repertório cultural das crianças.

"Trazer o cinema para dentro da escola é uma forma de enriquecer o aprendizado e despertar novos interesses. Os alunos ficaram encantados com a experiência", comentou Anna.

Os alunos do quinto ano, Isaque e Luísa, compartilharam as impressões após a sessão.

"Foi um dia bastante especial, vimos filmes muito legais e todos nós gostamos. O filme do 'Eu Queria Ser um Monstro' foi o melhor para mim", contou Isaque.

"Gosto muito de assistir filmes e já quero que esse cinema venha mais vezes", completou Luísa.

O evento também contou com a presença do subsecretário municipal de Cultura, Pierre Meireles, e do subsecretário municipal da Criança, Adolescente e Juventude, Mário César Alves.

Apesar de menosprezada por alguns, o acesso à cultura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser respeitada. Infelizmente, no Brasil, o acesso à cultura não está disponível para todos. Por isso, ações como essa da Escola Municipal Paul Jean Guerrey são tão importantes nos dias de hoje.