Por:

Cláudio Castro lança o programa "Acolhe Baixada"

O governador Cláudio Castro lançou, na segunda-feira (24), o programa Acolhe Baixada - iniciativa de prevenção à gravidez não planejada voltada a jovens de 14 a 25 anos incompletos. O programa vai funcionar no Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, o maior complexo público de diagnóstico da América Latina. A medida amplia a política pública implantada, primeiramente, no Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), em Ipanema. Após o lançamento do Programa, o governador visitou as obras do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada).

"O Acolhe RJ é uma política de cuidado, de oportunidades e de proteção das nossas jovens. Estamos expandindo para a Baixada Fluminense uma iniciativa que já mostrou resultados concretos na capital, garantindo que milhares de jovens tenham acesso a planejamento familiar com dignidade, acolhimento e autonomia. É mais saúde pública à disposição da população", afirmou o governador Cláudio Castro.

Com investimento anual de R$ 2,4 milhões da Fundação Saúde, o Acolhe Baixada tem capacidade para 400 inserções por mês, cerca de 20 por dia de Implanons, um contraceptivo de longa duração que é inserido sob a pele do braço. O acesso ao serviço será oferecido pelo Sistema Estadual de Regulação, mediante encaminhamentos, que serão feitos pelas Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde.

Acolhe RJ no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

Criado em 2023, o Acolhe RJ foi pioneiro na oferta pública de métodos contraceptivos de longa duração no estado. Em pouco mais de dois anos, já foram realizadas 30 mil inserções de dispositivos como DIUs Mirena, Kyleena e Implanon.

Localizado no 1º andar do AME Jornalista Susana Naspolini, com acesso pela Rua Barão da Torre, em Ipanema, o programa atende adolescentes a partir de 14 anos — com autorização de responsáveis até os 16 — e jovens até 25 anos incompletos.

Como acessar o Acolhe Baixada

Em primeiro lugar, é preciso procurar a Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. E então, manifestar a intenção de inserir um método contraceptivo de longa ação. A unidade de saúde faz a inserção da paciente no Sistema Estadual de Regulação (SER), ela pode ser agendada para o Acolhe Baixada ou Acolhe RJ.

Ao ser inserida no SER, a paciente recebe quatro mensagens da assistente virtual SERena: no momento em que entra na lista de espera; quando há uma vaga para o seu agendamento, informando a data do procedimento; 10 dias antes, para que se prepare; e 3 dias antes. Caso não consiga comparecer na data, é importante avisar na unidade em que faz acompanhamento. O Acolhe Baixada funciona no Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, na Avenida Esplanada, nº 483.

Onco Baixada já tem mais de 90% das obras concluídas

O Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, (Onco Baixada) em Nova Iguaçu, que teve as obras iniciadas em fevereiro de 2024, já está com mais de 90% das obras concluídas. O governador aproveitou a oportunidade para visitar as intervenções no prédio, que fica anexo ao Rio Imagem Baixada.

A estimativa é realizar, por mês, 5.000 atendimentos ambulatoriais, 300 cirurgias e 340 internações. A unidade contará com 101 leitos no total, 81 de enfermaria, 10 de UTI, oito leitos de emergência e dois salas de emergência, com um leito cada.

Dos 81 leitos de enfermaria, serão 72 leitos em quartos duplos, cinco de isolamento, dois quartos individuais de idosos e dois leitos em quarto duplo para idosos. Dos 10 de UTI, são nove leitos simples e um de isolamento. A unidade também contará com 19 consultórios médicos, 15 consultórios normais e quatro fastpass, para casos de urgência, caso haja intercorrências durante o tratamento. Ao todo, serão 24 espaços para quimioterapia, com 21 poltronas e três leitos.

No ambulatório de radioterapia, haverá quatro leitos de repouso, e uma sala de exame. O serviço de PET Scan contará com 4 boxes de ativação/exames por vez; e uma sala de aplicação.