Depois de reduzir o tempo médio de espera de 730 para 60 dias e ampliar o número de atendimentos mensais de 600 para cerca de 1.600, o serviço de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, na Baixada Fluminense, será apresentado no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), um dos mais importantes eventos científicos da área de saúde pública do país.
O encontro será realizado entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro de 2025, em Brasília (DF), e reunirá experiências e pesquisas de referência no Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho de Japeri foi selecionado para apresentação oral e vai mostrar como a reorganização da rede de Fisioterapia do município gerou resultados expressivos em produtividade e qualidade do atendimento.
Os atendimentos no serviço de Fisioterapia acontecem nos Centros Municipais de Especialidades (Cemes), localizados em Engenheiro Pedreira e Japeri. As áreas cobertas são: fisioterapia ortopédica, neurológica e pediátrica. Já a fisioterapia vestibular (para tratamento de vertigens) e pélvica masculina são ofertadas no Cemes Japeri, destacando o município como o único da Baixada Fluminense a disponibilizar esses dois serviços à população.