A etapa final da formação para gestores da Rede Municipal de Ensino de Japeri foi realizada na segunda (17), no EMEI Maria Luiza Russo, reunindo profissionais de todas as unidades escolares do município. O encontro marcou o encerramento de um ciclo de capacitações que ocorre ao longo de todo o ano, voltado tanto para gestores quanto para professores de todos os segmentos da educação básica.
A Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, integra essa iniciativa ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Governo Federal em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo da ação é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens prejudicadas durante a pandemia, especialmente entre alunos do 3º ao 5º ano.
Para a articuladora municipal do programa, Edilene Santos, a formação contínua fortalece o trabalho de toda a rede.
"Encerrar mais um ciclo de formação é reforçar o compromisso com a aprendizagem das nossas crianças. Os gestores têm um papel fundamental nesse processo, e cada encontro amplia nossa capacidade de construir estratégias que façam diferença na sala de aula", afirmou.
A gestora da Escola Municipal Aristides Arruda, Joelma Venâncio, que atua há nove anos na rede, também destacou os avanços proporcionados pelo programa.
"Participar dessa formação ao longo do ano nos permite olhar para a nossa prática com mais preparo e sensibilidade. Fazer parte de uma política nacional tão estruturada nos motiva e nos oferece ferramentas reais para melhorar o aprendizado dos nossos alunos", disse.
Presente no encontro, a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, ressaltou o compromisso da gestão com a valorização profissional e com a qualidade do ensino.
"Investir em formação é investir diretamente no futuro das nossas crianças. Nosso compromisso é garantir que cada escola tenha condições de desenvolver um trabalho pedagógico sólido e alinhado às necessidades dos estudantes", destacou.
O encerramento foi marcado por troca de experiências, alinhamento pedagógico e reforço da importância do trabalho coletivo para melhorias no aprendizado e desenvolvimento das crianças.