O projeto "Educar para Cuidar" segue movimentando as escolas municipais de Nova Iguaçu. Unindo sustentabilidade e carinho pelos animais, a iniciativa está transformando o aprendizado em atitude. Alunos do 4º ano estão participando de oficinas de confecção de itens destinados a cães e gatos resgatados, atividade que já está acontecendo em diversas unidades da rede.
O projeto, idealizado e realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Semdepa), já sensibilizou mais de 8 mil alunos do 4º ano em 120 escolas, abordando temas como guarda responsável, proteção e convivência saudável com a fauna urbana. Agora, os estudantes colocam em prática o que aprenderam, reutilizando materiais que seriam descartados para melhorar a vida de pets acolhidos por protetores cadastrados no município.
Na última sexta (24), no pátio da E.M. Padre Agostinho Pretto, mesas viraram pequenas oficinas ao ar livre, com grupos de alunos pintando caixotes e patinhas coloridas em tecidos. Já os estudantes da E.M. Marechal Mascarenhas foram para a quadra realizar uma atividade coletiva. Eles transformaram um antigo monitor em lar para gatos, usando papelão, barbantes e tecidos, além de criarem arranhadores.
Para a professora Cristiane Mesquita, o aprendizado vai além do que é produzido.
"Eles percebem que tudo pode ser reaproveitado e isso aumenta o senso de cuidado", ressaltou.
Todos os itens produzidos nas oficinas do "Educar para Cuidar" serão entregues pela Prefeitura aos protetores cadastrados na Semdepa.