O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio, na última semana, nos municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, identificou 256 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 246 ocorreram em residências e 10 em estabelecimentos comerciais da cidade. Durante a semana, a Enel também ofereceu atendimento móvel para facilitar o acesso dos clientes desses municípios aos serviços da distribuidora, como solicitar a segunda via da conta e a troca de titularidade.
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 82ª edição, já identificou cerca de 30 mil furtos e fraudes de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 29 cidades por onde passou desde o fim de novembro de 2019.
"O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa promove resultados relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes", disse Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da previsão de pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade.
Quem adota a prática popularmente conhecida como "gato", além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Durante a iniciativa, os moradores de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu tiveram acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma estrutura móvel de atendimento, que ficou localizada em pontos da cidade. No atendimento móvel, os clientes puderam solicitar serviços como a segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.
Ao longo da ação, a Enel Rio também fez a troca de 219 lâmpadas por outras do modelo LED, mais eficientes e econômicas.
Além disso, a distribuidora forneceu atendimentos para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos de até 65% na conta de energia.