A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, deu início, na quarta (8), à primeira etapa do programa de castração gratuita de cães e gatos. A ação aconteceu no Ciep 378 - Thereza Peixoto Gonçalves, no morro Santa Helena.
Ao todo, mais de 300 animais foram cadastrados para o procedimento, que ocorreu entre quarta e quinta-feira (9) e acontecerá novamente nos dias 23 e 24 deste mês.
Cerca de 60 atendimentos foram realizados no primeiro dia, com os cães passando pelo procedimento cirúrgico durante a manhã e os gatos no período da tarde. Antes da castração, os bichinhos recebem limpeza e preparação.
A subsecretária municipal de Bem-Estar Animal, Keila Moraes, destacou a importância da iniciativa para o controle populacional e o combate ao abandono de animais em São João de Meriti.
"Não podemos esquecer que esse é um problema de saúde pública. Poder proporcionar isso aos munícipes, de forma gratuita, é algo que nos deixa extremamente felizes, pois também percebemos que diversas pessoas tentaram a castração em clínicas particulares e não conseguiram por conta do custo", completou a subsecretária Keila.
Moradora do bairro, Amanda Carvalho levou a cadela Pérola para o procedimento e elogiou a organização do mutirão.
"Eu já havia tentado em outros lugares e não tinha conseguido. É muito gratificante ver a devida importância sendo dada para os nossos animais", contou Amanda.
Já Rosimara Santana, tutora do Lion, agradeceu a oportunidade oferecida pelo município.
"É muito importante ter ações como essa em nosso município. É algo que beneficia a diversas pessoas e animais. Tenho 4 cães em casa, então não via a hora de ter o castramóvel tão perto de casa", concluiu Rosimara.
Outras etapas do programa já estão sendo planejadas, ampliando o número de castrações gratuitas e o alcance do projeto em diferentes bairros do município.
Vacinação
No último fim de semana, a prefeitura já havia promovido o Dia D de Vacinação Antirrábica, uma grande mobilização realizada pela Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal. Foram cerca de 30 mil cães e gatos vacinados em 44 pontos distribuídos por toda a cidade.
O superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Renato Lameirão, destacou a importância da imunização para proteger não apenas os animais, mas toda a população meritiense.
"A raiva é uma doença grave, mas totalmente prevenível. Por isso, é fundamental que os tutores levem seus animais para vacinar. A adesão da população foi excelente e mostra a consciência coletiva sobre a importância da saúde, que envolve pessoas, animais e meio ambiente", afirmou Lameirão.