Por:

Japeri inicia ações da Campanha Outubro Rosa

Em 2025, a Campanha Outubro Rosa traz o slogan "Seu corpo é seu maior aliado". Em Japeri, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aderiu ao movimento com uma agenda de eventos voltados à conscientização, orientações e cuidados para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura oficial foi realizada no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira, com capacitação para profissionais da Atenção Básica. Esses servidores terão a missão de replicar as orientações em 15 eventos que vão passar por todos os bairros. Também estão previstas ações nas praças Leni Ferreira e Wendel Coelho, na Casa da Mulher e na Academia da Saúde.

Durante a abertura, os profissionais receberam atualização de protocolos e orientações sobre acolhimento, prevenção e incentivo à busca do diagnóstico precoce.

"Nossa missão neste mês de outubro é reforçar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, toda a Secretaria de Saúde está unida em realizar, nas Unidades Básicas de Saúde, nos dois Cemes, na Casa da Mulher, na Academia da Saúde e em outros pontos, um verdadeiro ato de cuidado com a população de Japeri", destacou a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos.

A vereadora e ativista pelos direitos das mulheres, Dani Barros, também ressaltou a importância da campanha, destacando o papel das ações preventivas e de protocolos de atendimento.

Responsável pelo setor de regulação, a gestora Letícia Motta destacou que em 2025 foram encaminhadas 940 mulheres para a realização do exame de mamografia, sendo 414 no primeiro quadrimestre e 526 no segundo.

O Outubro Rosa é um movimento mundial iniciado nos anos 1990 e simbolizado pelo laço cor-de-rosa. Além de alertar sobre o câncer de mama, a data também reforça a importância do autocuidado e do acompanhamento médico para prevenção de outras doenças, como o câncer do colo do útero.

Criado na década de 1990, o Outubro Rosa é simbolizado pelo laço cor-de-rosa, e vai além do alerta sobre o câncer de mama, a data também reforça a importância do autocuidado e do acompanhamento médico para a prevenção de outras doenças, como o câncer do colo do útero.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. A partir de 2008, a campanha ganhou força com diversas iniciativas de conscientização promovidas por organizações de saúde, empresas e pelo poder público. Em 2018, o movimento foi oficialmente instituído no país pela Lei nº 13.733, que ampliou as ações voltadas à saúde da mulher.

Atualmente o Ministério da Saúde realizou modificações nos protocolos de rastreio da doença alterando a idade do público-alvo: Mulheres de 40 anos ou mais com risco elevado, é feita avaliação individualizada conforme riscos e benefícios; e Mulheres de 50 a 69 anos agora tem a recomendação de mamografia a cada dois anos.

As ações acontecerão em São Sebastião (dia 9 às 9h), Nova Belém (dia 10 às 10h), Guandu (15 às 9h), Delamare / Equipe Engenheiro Pedreira / Marabá (dia 17 às 9h), Benedicta Rosa II (Praça) / Rio D'Ouro (dia 22 às 9h), Alecrim (Praça) / Chacrinha / Vila Central (dia 23 às 9h), Santa Amélia / CEMES Engenheiro Pedreira (dia 24 às 9h e 10h), Casa da Mulher (dia 27 às 9h) e CEMES Japeri (dia 31 às 10h).