Por:

Patrulha Maria da Penha em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu deu mais um passo importante no enfrentamento à violência contra a mulher. Foi lançado um novo serviço da Patrulha Maria da Penha na cidade, que será composta por oito agentes da Guarda Municipal, sendo quatro mulheres e quatro homens. A equipe será responsável por conduzir a mulher até sua residência para retirada de pertences, acompanhar à delegacia e orientar sobre o processo para solicitar medidas protetivas. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, oferecendo segurança, acolhimento e o primeiro atendimento às vítimas.

"Estamos dando um passo importante para que as mulheres de Nova Iguaçu não se sintam sozinhas diante da violência. Ampliar a rede de proteção é uma forma de garantir o atendimento necessário para a vítima que procura ajuda", destacou o prefeito Dudu Reina.

Desde 2021, Nova Iguaçu conta com a Patrulha Maria da Penha, formada por policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), em parceria com o Governo do Estado. Agora, com a participação da Guarda Municipal, o município passa a oferecer suporte às mulheres nos casos de primeira procura.

A implantação da nova patrulha foi estruturada com a participação das Secretarias Municipais de Ordem Pública e da Mulher, responsáveis pelo planejamento e acompanhamento das ações.

Além da Patrulha Maria da Penha, Nova Iguaçu mantém outras iniciativas de segurança pública, como a Patrulha Escolar e dos Direitos Humanos, o Proeis e as bases do Segurança Presente.