Por:

Músico de Duque de Caxias ganha bolsa integral e vai estudar nos EUA

Matheus Santos de Moura foi formado pela Faetec | Foto: Felipe Corrêa

Um sonho que virou realidade. Carioca criado na Baixada Fluminense e apaixonado por música desde criança, Matheus Santos de Moura,19 anos, driblou todos dois desafios e se formou em Música na Unidade de Artes Musicais da Faetec Marechal Hermes, vinculada à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Agora seu talento vai ganhar o mundo, pois ele conquistou uma bolsa de estudos de 100% para fazer Bacharelado em flauta transversal na Universidade do Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos. Matheus embarca para os EUA em 1 de agosto com a mala recheada de planos.

"Estou realizando um sonho. Ainda não estou acreditando. Comecei a me interessar por música aos 4 anos, com 7 iniciei os estudos com flauta doce, passei para o pífano e, depois, me dediquei à flauta transversal. Me inspirei em meu pai, que tocava violão, e sempre falei para a minha mãe que iria para os Estados Unidos. E agora, é real!", comemora Matheus, já na expectativa da viagem, cuja passagem será custeada pela Faetec.

A formação musical na Faetec foi apontada por Matheus como um diferencial fundamental para a conquista da vaga na Universidade do Missouri. Ele foi um dos três brasileiros que conquistaram o feito.

"Com o estudo e as notas de um ano e meio do curso técnico na Faetec eliminei dois anos de estudos lá na U.M. O curso seria realizado em 4 anos, mas só precisarei estudar dois para me formar bacharel, aos 22 anos. Vou levar nossa música brasileira para os Estados Unidos. Eles que se cuidem, porque um brasileiro está indo para lá para fazer história!", celebra o músico.

O Presidente da Faetec, Alexandre Valle, comenta a conquista de Matheus e ressalta o valor da educação pública de excelência para a formação de crianças e jovens. "Um orgulho e uma alegria ver que um ensino técnico de qualidade e gratuito, como é oferecido pela Faetec, pode transformar a vida de muitas famílias e ajudar a realizar sonhos de tantos jovens, como o Matheus", afirma Valle