Por:

Mamógrafo móvel realiza exames gratuitos na quadra da Beija-Flor

A quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, conhecida como templo do samba, agora é palco de uma importante ação de saúde. Até sábado (26), o mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está estacionado no local para a realização gratuita de mamografias e ultrassonografias. O atendimento é feito das 8h às 17h, por ordem de chegada, com distribuição de senhas às pacientes.

As interessadas em fazer os exames precisam apresentar um pedido médico do exame, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. É feito um cadastro e logo em seguida, a pessoa é encaminhada para o exame. O resultado sai no mesmo dia.

"É uma excelente oportunidade para as mulheres da comunidade poderem cuidar de sua saúde, devido à facilidade de acesso aos exames no mamógrafo móvel. A prevenção e o autocuidado são grandes aliados para diagnosticar uma possível doença e, se for o caso, ganhar tempo para iniciar o tratamento. Por isso, é importante que as mulheres que moram na região aproveitem", incentivou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, que esteve no local na segunda (21).

Conforme o cronograma de atendimentos, a unidade móvel da SES-RJ oferece 80 exames diários gratuitos de mamografia até o sábado (26), totalizando 480 vagas para exames. Haverá distribuição de senhas por ordem de chegada.

Na quinta (247), além de mamografia, quem for à quadra da escola de samba também poderá realizar exames de ultrassonografia transvaginal, pélvica, mamária e tireoide com ou sem doppler. Serão disponibilizadas 70 senhas por dia para as ultrassonografias, num total de 140 exames a serem feitos.

Vale ressaltar que para o procedimento de ultrassonografia mamária a pessoa que será atendida deverá apresentar um laudo de exame feito no último ano para mulheres com mais de 40 anos de idade.

A aposentada Jucimar de Souza Santos, de 68 anos, aproveitou que o mamógrafo móvel está na quadra da escola de samba do coração para fazer o exame. Ela lembrou que, ano passado, uma amiga fez a mamografia no equipamento que SES-RJ levou também para o estacionamento da sede da Beija-Flor. E que na ocasião houve o diagnóstico da doença. A amiga está em tratamento.

"É uma benção a gente ter o exame de graça à nossa disposição. Essa minha amiga fez no ano passado e detectou a doença logo no começo e agora está se tratando. Fiz o meu exame agora também para poder me prevenir", afirmou.