O Ciep 207 Gilson Amado, em Engenheiro Pedreira, foi tomado pela energia da juventude neste domingo (20), durante o Torneio Vôlei Futuro. Cerca de 120 alunos de Japeri, Queimados e Paracambi participaram da competição, que celebrou o esporte, promoveu integração entre os municípios e garantiu momentos de pura animação e espírito de equipe. Ao todo foram 25 equipes, divididas em três categorias: iniciante misto, feminino e masculino avançado. O evento contou ainda com um momento especial de descontração: uma aula de Zumba comandada pela professora de Educação Física Beatriz Lessa, que agitou os participantes ao som de coreografias contagiantes das músicas de Pedro Sampaio e outros sucessos, proporcionando um momento de pura descontração e diversão para atletas e público.
Idealizado há 13 anos pelo professor de Educação Física Daniel Fidélis, nascido e criado em Japeri, o Projeto Vôlei Futuro tem como missão oferecer oportunidades por meio do esporte, retirando adolescentes das ruas e promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.
"Começamos há 13 anos em Japeri, com poucos recursos e muita vontade. Hoje, com o apoio da Prefeitura, conseguimos ir ainda mais longe. Muitos alunos foram retirados das ruas e até profissionalizados através do esporte", frisou.
Desde o início de 2025, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades do projeto ocorrem aos domingos, enquanto as aulas ofertadas diretamente pela secretaria são realizadas às quartas e sextas-feiras, ampliando o acesso à prática esportiva para crianças, jovens e adultos.
Durante o evento, o secretário municipal de Esporte e Lazer destacou o envolvimento da juventude e reforçou o convite para que mais moradores participem das ações esportivas promovidas na cidade.
"As aulas de vôlei seguem com inscrições abertas para crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos. Nosso objetivo é ampliar o acesso ao esporte e preparar nossos atletas para novos desafios, como os Jogos da Baixada, que acontecem no início de agosto", afirmou o secretário.
Todos os atletas receberam medalhas de participação, enquanto as equipes campeãs e vice-campeãs foram premiadas com troféus e medalhas. Também houve reconhecimento individual com prêmios especiais para os destaques nas categorias de melhor jogador, melhor levantador e melhor defesa. Para fechar com chave de ouro, ainda foi realizado um sorteio de relógios entre os participantes presentes no evento.
Categoria
Feminino Avançado
O time vencedor da categoria feminino avançado foi formado por Nicole Machado, Laís, Lohane, Nicole Cabral e Bárbara. Nicole Machado também se destacou individualmente e recebeu o prêmio de melhor jogadora da categoria.
Categoria
Masculino Avançado
O time campeão foi liderado por Júlio César, com a participação de João, Vinícius, Ryan e Shinoda. Júlio também recebeu o prêmio de melhor jogador da categoria.
Categoria
Iniciante Misto
O título de campeão ficou com o time liderado por Matheus Inocêncio, que contou com a participação de Nayane, Izabele, Julia e Yandra.