No último sábado (5), o grupo Fundo de Quintal abriu o Enel Festival de Inverno Rio 2025 no palco aberto do Teatro Municipal Raul Cortez, que fica posicionado para a Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias. Na abertura do show, o grupo fez um minuto de silêncio em homenagem a Bira Presidente, um dos fundadores do Fundo de Quintal, falecido em junho deste ano, no Rio de Janeiro, aos 88 anos de idade.
Sereno, que ajudou a fundar o grupo e que é um dos integrantes mais antigos do Fundo de Quintal em atividade, disse que o momento da homenagem é sempre de muita emoção e que, após o minuto de silêncio, o show tem que continuar, em uma clara referência a uma das músicas mais famosas da banda. O cantor também falou sobre o legado deixado por Bira Presidente no mundo do samba.
"Enorme. Bira foi tudo na música. O legado que ele deixou foi de um baluarte", refletiu o sambista.
Entre os sucessos tocados por Sereno e pelo grupo, juntamente formado por Ademir Batera, Tiago Testa, Marcio Alexandre e Junior Itaguaí, estavam músicas como "Só Felicidade", "Vai Lá, Vai Lá" e "A Amizade".
No mês de julho, a Enel Festival de Inverno Rio 2025 vai promover mais dois shows gratuitos no Teatro Municipal Raul Cortez. No próximo sábado (12), a partir das 18h, será a vez do cantor Feyjão se apresentar para o público caxiense. Já no dia 25 de julho, também a partir das 18h, assumem o palco Paulinho Moska e Banda.
Boca Pra Fora
Na última segunda-feira (7), ocorreu mais uma edição do Circuito Cultural Boca Pra Fora, também na Praça do Pacificador. O projeto, que vem resgatando o samba de raiz, começou em abril deste ano e já está em sua 9ª edição.
Comandada por Tiago Testa, toda semana a roda de samba traz ao público caxiense um convidado especial. Desta vez, foi o cantor e compositor Renato Milagres. Entre regravações e músicas autorais, o cantor, que é sobrinho de Zeca Pagodinho, já acumula uma carreira de 22 anos e tem, entre as maiores referências, o tio, Dudu Nobre e Almir Guineto.
Em menos de seis meses de atividade, o Circuito vem conquistando um público cada vez maior. Uma das frequentadoras assíduas do local é a merendeira escolar Dayse de Sá, que escolheu a roda de samba para comemorar o aniversário de 58 anos com a família e os amigos.
Além da música, o projeto também conta com a feira de empreendedorismo "Tem Feira no Samba", que reúne gastronomia, moda, artesanato e bijuterias, criando oportunidade para empreendedores da região.
O Circuito Cultural Boca Pra Fora é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT/DC), em parceria com a Funarj.