Por:

Caxias combate a meningite em crianças

Desde o início do mês de julho, o Ministério da Saúde ampliou a aplicação da vacina meningocócica ACWY para os pequenos com 12 meses de vida. A alteração eleva a defesa contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite para essa faixa etária.

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias esclarece que atualmente o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 12 meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.

De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças que já tomaram duas doses da vacina meningocócica C e também a dose de reforço do mesmo imunizante não vão precisar receber a vacina ACWY neste momento. Já os bebês com 12 meses de idade que ainda não foram vacinados podem ter a dose de reforço aplicada com a ACWY. A vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 12 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.

A doença é uma inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

O Ministério da Saúde lembra ainda que a doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de lúpus, de reações a medicamentos, de traumatismos cranianos e de câncer com metástase nas meninges.