A Prefeitura de Mesquita promoveu a retomada dos encontros do Comitê de Atendimento ao Cidadão, o CAC. Organizada pela Subsecretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Gestão, a iniciativa, que tem como objetivo fortalecer o diálogo e a integração entre as secretarias, subsecretarias e autarquias da gestão pública municipal, abordou como pauta central a funcionalidade do aplicativo Colab, plataforma que permite aos cidadãos solicitar serviços públicos e fazer sugestões para a administração municipal. O evento, que contou com a presença do prefeito Marotto Miranda e do ex-prefeito de Mesquita e atual subsecretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Miranda, reuniu representantes de todas as pastas que utilizam o Colab, além da Ouvidoria-Geral e Ouvidoria da Saúde municipal. Também estiveram presentes vereadores, membros da Procuradoria e da Controladoria-Geral de Mesquita e os profissionais da empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
A retomada do CAC acontece pós-reformulação de sua proposta. Desde 2023, o comitê vinha sendo praticado a partir de visitas técnicas às secretarias, mas, ao longo de 2024, com a rotatividade de servidores, foi identificada a necessidade de retornar com os encontros presenciais, porém com um novo formato, que proporcionasse mais conversa entre os setores, além de uma apresentação expositiva de dados.
"A partir de agora, vamos seguir com uma trilha de eventos pensada especialmente para valorizar cada setor da prefeitura. Os encontros do Comitê de Atendimento ao Cidadão serão realizados a cada três meses, sempre com dinâmicas colaborativas. Mas esse trabalho não vai se limitar aos encontros intersetoriais. Nos intervalos, vamos continuar com visitas técnicas organizadas, indo até as secretarias para aprimorar os fluxos e oferecer treinamentos mais assertivos, personalizados e individualizados. Nosso time do Planejamento acompanha constantemente o desempenho dos setores, não só observando a quantidade de demandas, mas também a resolução e a qualidade das respostas", explica o assessor de Planejamento Estratégico e Gestão, Ramon Lameira.
"O Colab é um sistema de gerenciamento das demandas que aproxima o cidadão do governo. Essas demandas, enviadas por meio de aplicativo, site ou contato direto do mesquitense com ouvidorias, chegam a nós por meio de um painel de gestão. Elas são encaminhadas aos setores responsáveis, desde que estejam dentro da competência da Prefeitura. Como os técnicos municipais pertencem a pastas muito diferentes, muitas vezes conhecem apenas a realidade do seu próprio setor, sem conhecer o funcionamento das outras áreas e os demais serviços que são prestados à população. Através desse comitê, conseguimos integrar todas as pastas atuantes na Prefeitura para incentivar a troca e o trabalho mais colaborativo entre as secretarias", explica Beatriz Freitas Braga, analista de Projetos da Subsecretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Gestão.
Outro ponto destacado durante o evento foi o uso da ferramenta, tanto pelos profissionais quanto pelos mesquitenses, com o impacto direto na gestão pública e no engajamento do cidadão. Por meio da apresentação "Mesquita em números", foi mostrado que a cidade possui, hoje, 24.776 usuários cadastrados na plataforma, equivalente a aproximadamente 14% da população conforme o censo do IBGE 2024, e 238.145 demandas cadastradas, com 222.401 dessas solicitações já resolvidas.
"Para trazer agilidade ao atendimento à população de acordo com suas necessidades, aderimos ao Colab. A plataforma nos permitiu planejar melhor e, acima de tudo, entender nosso território: onde a gente vive, trabalha e enfrenta os desafios da convivência coletiva. Através disso, mesmo com poucos recursos em Mesquita, conseguimos fazer política pública de verdade, com dados, transparência e compromisso real com a população", declarou o ex-prefeito e subsecretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Miranda.
"Como alguém que acompanhou de perto a implementação do Colab em Mesquita, é muito legal ver todo mundo engajado, sabendo que o Colab não é só um aplicativo qualquer, é o aplicativo da nossa convivência. Quando a gente vê os números de solicitações, demandas, mas também nossa taxa de resolução, a gente entende o tamanho do nosso desafio, e também da nossa conquista. Aqui, a gente faz política pública de verdade", declarou o prefeito Marotto Miranda.