Por: POR pedro silvestre

CORREIO DA BAIXADA | Criminosos aplicam golpes como agentes de saúde

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Saúde, alerta que criminosos têm aplicado golpes em situação de visita de agentes de saúde do município.

Segundo duas famílias que sofreram o golpe, durante uma visita previamente marcada por telefone, agentes supostamente uniformizados solicitaram dados pessoais e tiraram fotografias de cidadãos e depois utilizaram as informações e imagens para efetuar empréstimos liberados pelas instituições bancárias mediante reconhecimento facial.

Depois de marcar, os supostos agentes vão até o endereço fornecido e durante a visita aferem sinais vitais.

Em seguida, pedem para fazer fotografias dos pacientes e dos seus documentos, tudo sob pretexto de realizar recadastramento do Cadastro Nacional de Saúde.

 

Negar fotografias é importante

Mesmo nos prontuários das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) não há prerrogativa de manter fotografia para identificar os pacientes. Além de colaborar com a Polícia, a Prefeitura abriu sindicância para ajudar a identificar os criminosos.

O governo alerta a população para que fique atenta e impeça a ação de agentes ilegais. Para tanto, basta negar qualquer tipo de fotografia. Caso haja qualquer dúvida em relação à visita domiciliar, o cidadão pode interromper a visita e se inteirar sobre o procedimento no posto de saúde mais próximo.