A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta terça-feira (10), a campanha Junho Vermelho, em ação itinerante em parceria com o Hemorio, realizando doações de sangue na sede da secretaria, no Centro.
A campanha nacional chama a atenção para a importância e a segurança de doar sangue, e reforçar a necessidade de ser solidário, dedicando alguns minutos de nosso tempo para a realização de um gesto que pode salvar vidas.
A campanha coincide com o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, e visa reforçar a necessidade de manter os estoques de sangue adequados, especialmente durante o inverno, quando a doação pode ser menor devido a doenças respiratórias.
Solicitações de bolsas
"Muito importante essa ação do Hemorio em nossa cidade. Tem sido um grande parceiro de Belford Roxo, atendendo nossas solicitações de bolsas de sangue semanais para atender as demandas de emergências do Hospital Municipal e das UPAs. Nossa ideia, é colocarmos em breve um Banco de Sangue na cidade no Hospital Municipal", destacou a Superintendente Municipal de Atenção à Saúde, Tatiana Soares da Silva, que também doou sangue na campanha.
Doador regular, o vascaíno Sandro Lima, de 47 anos, aproveitou a proximidade com o município de moradia, São João de Meriti, para doar mais uma vez.
"Sou um doador frequente. Muitas pessoas precisam das doações e ter essa consciência é fundamental para salvar vidas", afirmou o vigilante meritiense.
Pacientes da UPA
O diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Pastor, Wagner Viana, também prestigiou a Campanha de Doação de Sangue, que foi aberta ao público em geral e aos servidores da Prefeitura.
"Doar sangue é um ato grandioso e que ajuda muita gente. Vejo a importância de uma bolsa de sangue doado para os pacientes da UPA. Parabéns pela iniciativa", ressaltou Wagner Viana.
Entre 10h e 15h, o município realizou 89 doações de bolsas de sangue. O Hemorio atende de domingo a domingo
Os interessados em doar sangue podem procurar o Hemorio, de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro, do Rio de Janeiro. No Estado do Rio de Janeiro há cerca de 25 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio, cujos endereços podem ser obtidos no site: www.hemorio.rj.gov.br.