Por:

Conscientização e entrega de mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Em Mesquita, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi lembrado por uma ação especial de conscientização, educação ambiental e atividades sobre preservação. Na última quinta (5), a cidade teve o "Horto de Portas Abertas", no qual as instalações do próprio Horto Municipal receberam a população e alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos para abordagens especiais. A ocasião contou com exposição das cerca de 40 espécies de plantas situadas no lugar, entrega de mudas e explicações sobre as atuações nos espaços verdes locais, além de dinâmicas.

"É muito gratificante ver os alunos da nossa escola, que são o futuro, entendendo como funciona a dinâmica da cidade. Tudo flui com muita eficiência porque temos um governo que investe bastante na preservação do meio ambiente e em tudo o que é bom para o município. Mas precisamos que a população nos ajude a fazer deste um lugar cada vez melhor. É triste ver algumas pessoas poluindo as ruas e os rios, descartando entulhos de forma irregular e arrancando plantas. Infelizmente, no final, as consequências afetam a todos. Essas atitudes precisam mudar", explica o secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Júnior, logo ao início do evento.

Engenheira florestal, Josie Almeida complementa os cuidados que o planeta precisa. "Além da fauna e da flora, precisamos entender que nós também pertencemos ao meio ambiente, e ele precisa da nossa ajuda. Por isso, esse trabalho aqui é fundamental, porque implica justamente na conscientização social para a adoção de boas práticas. Essa é a primeira edição do 'Horto de Portas Abertas', mas queremos promover várias outras para intensificar a causa", comenta.

Já na entrada do evento, os visitantes se depararam com cartazes informativos sobre as investidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Entre eles, estavam os trabalhos da Coleta Seletiva Solidária, da Agroindústria Familiar de Mesquita, da Arborização urbana e das Unidades de Conservação locais, sendo apresentados pelos sensibilizadores ambientais. Um pouco mais à frente, uma mesa oferecia a degustação de dois tipos de polpas de frutas, acerola e goiaba, produzidas pela Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ), na sede da Agroindústria.

Enquanto os adultos tiveram a chance de participar de um jogo de perguntas sobre a temática principal, os alunos presentes (das turmas do 2º e 6º ano e do projeto Avança Mesquita, da E.M. Vereador Américo dos Santos) tiveram recreação infantil. Entre pinturas de figuras sobre o meio ambiente e plantio de mudas de plantas, eles garantiram a diversão e o entretenimento.

No município, o trabalho relativo nessa área se faz grande justamente devido à extensão ambiental. Atualmente, Mesquita possui, aproximadamente, 41,18 km² de território, com 66% da área coberta por Unidades de Conservação (UCs), as quais incluem a Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Natural Municipal de Mesquita (PNMM). Ao todo, são quatro Unidades de Conservação na cidade, que estão inseridas no Maciço Gericinó-Mendanha, um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Em relação ao destaque nos cuidados com a área verde, vale ressaltar que, hoje, a cidade de Mesquita ocupa a liderança do ICMS Ecológico nos rankings da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, ao mesmo tempo que ocupa a quarta posição entre as 92 cidades do Rio de Janeiro. O índice beneficia as cidades que mais se evidenciam nas questões ecológicas, através do repasse de verbas pelo Governo do Estado. Para mais, o município também está em primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal em relação às Unidades de Conservação no levantamento da Baixada Fluminense.