Por:

Escola bilíngue Embaixador Osvaldo Aranha é inaugurada em Xerém

O sábado (24) foi de festa para os moradores de Xerém, com a entrega da nova Escola Municipal Bilíngue Embaixador Oswaldo Aranha. A construção do novo prédio da escola fundada há 31 anos, faz parte do programa da Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o Governo do Estado, de ampliação e modernização da rede municipal de ensino. Com 4.119,33 m² de área construída, a nova unidade de ensino, localizada na Rua Carlos Mateus, n. 100, tem capacidade para atender 480 alunos, ampliando significativamente o quantitativo de 320 alunos atendidos hoje na unidade.

Ao lado do prefeito Netinho Reis, a secretária municipal de Educação, professora Iracema Costa, falou da alegria em entregar mais uma escola no município.

"Essa é a sétima escola que estamos entregando nesse padrão, totalmente climatizada, moderna e informatizada. A nova unidade vai oferecer o ensino bilíngue, com os alunos estudando uma hora a mais para o aprendizado do inglês, a partir do primeiro segmento do ensino fundamental. Essa é uma gestão que tem olhar diferenciado para a educação e isso faz a diferença!", declarou Iracema Costa.

Servidora da educação municipal há 25 anos, sendo oito deles dedicados à direção da E.M. Osvaldo Aranha, a professora Janete Pereira Ferraz falou da emoção e alegria de alunos e funcionários.

"Estamos muito felizes em ver o sonho de toda a comunidade escolar sendo realizado. Nossa escola foi fundada há 31 anos e seguirá escrevendo a sua linda história, agora neste prédio novo, totalmente equipado e com capacidade de receber um número maior de alunos. Xerém ganhou um presente maravilhoso!", disse a diretora emocionada.

O novo prédio foi construído com padrões da UFRJ, priorizando acessibilidade e qualidade na infraestrutura, oferecendo um ambiente moderno e inclusivo para o desenvolvimento dos estudantes. A escola conta com dois pavimentos interligados por escadas e rampas, 12 salas multiuso com capacidade para 40 alunos cada, sala de leitura, duas salas de informática, quadra coberta, auditório para 120 pessoas, refeitório e setores específicos para nutrição, administração e apoio aos funcionários.