Por: POR PEDRO SILVESTRE

Ampliação de atendimento de doenças respiratórias

Nova Iguaçu ampliou atendimento a crianças com crise | Foto: PMNI

A Prefeitura de Nova Iguaçu _ em virtude do grande aumento de casos de síndrome respiratória aguda, especialmente entre crianças _, anunciou a adoção de medidas de enfrentamento da doença. A partir desta segunda (19), o município vai reforçar o atendimento médico no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e nas UPAs municipais e ampliar a vacinação contra a gripe (Influenza) para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade.

Quem apresentar sintomas da doença deverá procurar a UPA mais próxima. Crianças com sintomas mais graves ou vítimas de traumas serão atendidas no HGNI, que terá mudanças em sua estrutura para estes casos, como 16 novos leitos pediátricos. Todas as crianças internadas serão reguladas pelo Estado.

A ampliação do público-alvo da vacinação é uma medida para garantir que a população se proteja contra a gripe.

 

Crises respiratórias aumentaram

O número de atendimentos de emergência a crianças com síndrome respiratória aguda — como gripe, bronquiolite e pneumonia, entre outras enfermidades — aumentou 180% no Hospital Geral de Nova Iguaçu somente nos quatro primeiros meses deste ano.

De janeiro a abril de 2024, a unidade de saúde registrou 291 atendimentos desse tipo de síndrome, enquanto no mesmo período de 2025 foram contabilizados 815 casos. O cenário também se repete nas Upas municipais. No total, 62 unidades estarão funcionando, de segunda a sexta, das 8h às 17h.