Por:

Caxias dá início à campanha "Desacelere: Seu bem maior é a vida"

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Duque de Caxias realizou na manhã da última quarta-feira (14) a abertura da Campanha Maio Amarelo, na Praça do Pacificador, no Centro.

Com o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida", a campanha tem o objetivo de conscientizar sobre o trânsito e reduzir o número de acidentes.

A iniciativa busca mobilizar a sociedade para atitudes mais responsáveis no tráfego. Para causar impacto e conscientizar os motoristas do perigo no trânsito, um veículo acidentado foi exposto.

O governo do Estado do Rio divulgou que em 2024, houve um aumento de 13,84% no número de acidentes em relação ao mesmo período de 2023.

Ano passado foram 23.761, com 2.747 feridos e 2.230 mortos. Cerca de 45% foram na capital e outros 34% na Região Metropolitana. A rodovia Washigton Luiz, que corta o município de Caxias é uma das vias com grande índice de acidentes.

No Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, em 2024 a unidade atendeu 4.089 pessoas vítimas de acidente de trânsito. Até o final de abril deste ano já são 1.206 vítimas. O maior número de acidentes envolve motociclistas.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Vinícius Carvalho, a campanha tem o objetivo de provocar uma mudança de comportamento no trânsito com valorização da vida.

"Todos têm um papel fundamental para tornar o trânsito mais seguro, mais humano respeitando as leis de trânsito, e respeitando a vida. Nossas ações seguem todo o ano com fiscalização e ações de educação no trânsito. A vida está em primeiro lugar", afirmou.

O mês está sendo marcado por uma série de ações relacionadas ao tema, já que a redução de acidentes no trânsito é fundamental para o município.