Por:

Prefeitura de Nova Iguaçu inaugura a sede da Secretaria Municipal da Mulher

A Prefeitura de Nova Iguaçu inaugurou, na segunda (28), a sede da Secretaria Municipal da Mulher (SEMUNI). Criada pela atual gestão, a SEMUNI é um importante canal de escuta, representatividade e garantia de direitos para 434.168 mulheres que vivem no município, o que representa 51,5% da população local, de acordo com o último censo do IBGE, de 2022. O prédio fica na Rua Terezinha Pinto 297, no Centro.

A inauguração da sede da SEMUNI foi marcada por uma grande festa que contou com a presença do prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, da vice-prefeita e secretária municipal da Mulher, Doutora Roberta, da primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, e da secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar. Deputados estaduais e federais, vereadores da cidade e secretários municipais também participaram da solenidade, bem como a primeira-dama de Nova Iguaçu, Camila Reina, e as mães de Dudu Reina e Doutora Roberta, Kaká Reina e Lúcia Teixeira, respectivamente.

"Hoje é um dia histórico para nossa cidade. Com muito orgulho, inauguramos a sede Secretaria da Mulher de Nova Iguaçu, que passou a existir em nossa gestão. A partir de agora, teremos um espaço dedicado exclusivamente ao atendimento, acolhimento e empoderamento das mulheres. Profissionais preparadas e capacitadas estarão aqui para oferecer apoio às vítimas de violência e promover políticas públicas que ampliem direitos e oportunidades. Esta é uma conquista de todas as mulheres iguaçuanas", afirmou o prefeito Dudu Reina.

Antes mesmo da inauguração do espaço físico, a SEMUNI já vinha atuando no atendimento às mulheres iguaçuanas. Em março, a Rota da Mulher SEMUNI, evento realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, atendeu, de forma itinerante, a mais de 10 mil iguaçuanas de diferentes bairros da cidade durante uma semana de ações. Durante a ação, uma pesquisa realizada pela secretaria, com cerca de 500 mulheres, apontou que 48,5% são responsáveis pelo sustento da família e que 20% são empreendedoras individuais nos ramos de beleza e gastronomia. Agora, com endereço fixo, a secretaria passará a oferecer projetos sociais, cursos de capacitação e escola de negócios, além de suporte psicológico e orientação jurídica. Na sede, também funcionará o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu (CEAM/NI).