Por:

Banco de Leite Humano de Caxias precisa de doações

Estoques de leite humano estão abaixo do padrão | Foto: Divulgação/ PMDC

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está precisando de doadoras de leite humano. Todas as mães saudáveis, que tem excedente de leite materno podem se tonar doadoras, basta entrar em contato com a unidade e entrar para o cadastro regular da unidade. O BLH atende os bebês prematuros internados no setor Neonatal da unidade.

De acordo com a diretora do BLH da HMADP, Isabel Redigolo, o banco de leite do hospital precisa muito de novas doadoras e toda vez que tem um feriado prolongado, o estoque baixa sensivelmente.

Doar é um ato de amor

"Quando temos um feriado grande, período de festas, de férias, nossa doação cai bastante. Ainda não conseguimos alimentar todos os prematuros internados na nossa unidade. Temos capacidade para captar e processar muito mais leite do que é feito hoje. Doar é um ato de amor que pode salvar vidas. Cada gotinha de leite é uma gota de amor", afirmou Isabel Redigolo, a diretora do Banco de Leite Humano do Adão Pereira Nunes.

O estoque é utilizado para bebês que perderam as mães ou aqueles cujas mães não conseguem amamentá-los.

Quem pode doar?

Mulheres saudáveis em qualquer fase da amamentação que não façam uso de medicamentos contraindicados ao ato, estão aptas a doar, inclusive menor de idade. Todo leite coletado é pasteurizado e passa por um rígido controle de qualidade, sendo direcionado à UTI Neonatal, dando mais qualidade de vida e evitando o uso de fórmulas pelos prematuros. Cada doadora recebe um kit composto por frascos higienizados, touca, máscara e toda semana a equipe do BLH vai às residências (terças e quintas) buscar o leite e entregar novos kits. Não é necessário ir à unidade.