Por: CORREIO DA BAIXADA

Captação de órgãos para transplante em Itaguaí

Coração, primeiro órgão captado, foi para novo paciente | Foto: Italo Dornelles/Comunicação PMI

O Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) realizou, na última sexta (28), a primeira captação de órgãos para transplante no município de Itaguaí. O procedimento, viabilizado pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), pode salvar até seis vidas. O doador estava internado no CTI da unidade desde o dia 23 de fevereiro e teve o protocolo de morte encefálica confirmado na madrugada do dia 26. Após esse diagnóstico, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) iniciou o processo de abordagem e acolhimento da família, que, após receber todas as informações sobre o procedimento, autorizou a doação. A equipe do PET chegou ao município e se dirigiu ao hospital para realizar a captação no centro cirúrgico do HMSFX.

Segunda captação realizada no HMSFX

Órgãos captados vão para pacientes da fila de espera | Foto: Italo Dornelles/Comunicação PMI

Essa foi a segunda captação realizada no HMSFX. A primeira, realizada anteriormente, envolveu apenas a doação de tecidos, mas especificamente, córneas. Dessa vez, além das córneas, também foram doados coração, fígado e rins, tornando o caso um marco para a saúde do município.

"A CIHDOTT de Itaguaí ainda é nova, mas já vem desempenhando um papel fundamental. Essa captação representa um avanço importante para nossa cidade, mostrando que estamos preparados para contribuir com programa de transplantes e salvar vidas", destacou o secretário municipal de Saúde (interino), Dr. Marcelo Rocha.