A campanha, em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro, é promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Programa de Hanseníase, e acontece em diversas unidades de saúde do município. As ações incluem o exame de pele (avaliação de manchas e lesões) para rastreamento e tratamento oportuno, além de palestras e distribuição de material informativo.
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente o bacilo Mycobacterium leprae, atingindo principalmente a pele e os nervos periféricos. Assim que o tratamento com antibióticos é iniciado, a doença deixa de ser transmissível, por isso é importante diagnosticá-la logo no início dos sinais.
Tratamento
O município de Duque de Caxias disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença nas seis Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Centro Municipal de Saúde (CMSDC), UBS Antônio Granja, Hospital Municipal Duque e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O tratamento dura, em média, de seis meses a um ano.