Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Salve Abdias!

Lincoln Oliveira em 'Abdias do Nascimento' | Foto: Dora Lima/Divulgação

"Abdias do Nascimento", em cartaz no SESC Copacabana, mergulha nos bastidores de uma homenagem a Abdias do Nascimento - o escritor, artista plástico senador, ativista e fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN). A peça faz um resgate da vida e da obra de Abdias e propõe uma reflexão sobre o próprio teatro como espaço de resistência. Escrita por Ivan Jaf e Diego Ferreira, e com direção de Johayne Hildefonso e Iléa Ferraz, no palco, o ator Lincoln Oliveira toma a forma de Abdias, um gigante do ativismo, da arte e da cultura negra no Brasil.

 

Amadurecimento

Jonathan | Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Escrita e encenada por Rafael Souza-Ribeiro, direção de Dulce Penna, "Jonathan" tem sessão única neste sábado (3), às 15h, no Sesc Madureira. Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e Direção, o monólogo parte da história real da tartaruga mais velha do mundo para destacar o processo de amadurecimento de um jovem negro em busca de seu protagonismo. Misturando autoficção, noticiário, poesia, humor e fantasia, constrói uma narrativa doce e contundente, em uma brilhante atuação de Rafael Souza-Ribeiro.

Uma metáfora política

Alexsander Vidaleti e Fabiane Severo em 'Instinto' | Foto: Laura Testa/Divulgação

Vencedor do prêmio norueguês Ibsen Scope, "Instinto" - uma metáfora do panorama político mundial, muitas vezes, marcado pelo extremismo - está em cartaz no Sesc Copacabana. A montagem é do coletivo Gompa, um dos mais inovadores grupos teatrais gaúchos, com direção de Camila Bauer e dramaturgia de Giuliano Zanchi. A produção é baseada na obra "Brand" do renomado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Nessa adaptação, os atores Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz atuam como macacos enjaulados.