Por: Affonso Nunes

Artistas unidos por Angela Ro Ro

Laura Castro (E) e Elisa Addor comandam show beneficente em prol da compositora Angela Ro Ro que enfrenta dificuldades | Foto: Carolina Spork/Divulgação

O Teatro Rival Petrobras recebe neste sábado (12) uma homenagem especial a uma das vozes mais autênticas da música popular brasileira. Angela Ro Ro, compositora de sucessos gravados por Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Ney Matogrosso, será celebrada no show beneficente "Fogueira", que reunirá diversos artistas em torno de seu repertório.

A apresentação será comandada pela cantora Elisa Addor, acompanhada por Simone Mazzer, Isabella Taviani, Laura Castro, Caio Prado e Marcos Sacramento. O grupo revisitará canções que marcaram a trajetória da artista carioca, conhecida por sua poesia visceral que transita entre o amor, a dor e a resistência. "É uma alegria fazer esse show cantando o repertório dessa grande artista, cantora e compositora que é a Ro Ro. Adoro o trabalho dela! Estou aqui torcendo para que se recupere rapidamente e volte logo aos palcos", declara Elisa Addor.

A iniciativa surge em momento delicado da vida de Angela Ro Ro, que enfrenta problemas de saúde e dificuldades financeiras. Ela está internada há três semanas. Parte da renda do espetáculo será revertida para a artista, numa demonstração de solidariedade do meio musical. O repertório incluirá clássicos como "Amor, Meu Grande Amor", "Gota de Sangue", "Balada da Arrasada", "Tola Foi Você" e "Só Nos Resta Viver", além de sucessos que ela eternizou em sua voz, como "Escândalo", de Caetano Veloso, e "Bárbara", de Chico Buarque.

A diversidade musical que caracteriza o trabalho de Ro Ro estará presente no show, que passeia pelo blues, jazz, samba-canção, balada romântica e MPB tradicional. Seu estilo inconfundível, marcado pela mistura de lirismo e deboche, conquistou gerações e influencia artistas até hoje. A apresentação contará com acompanhamento da pianista e diretora musical Cristina Bhering, da baterista Geórgia Câmara e da baixista Luciana Requião.

Laura Castro, idealizadora do projeto e responsável pelo roteiro e direção, contextualiza a importância da homenagem. "Esta é uma grande homenagem a essa mulher que é uma das maiores cantoras e compositoras da MPB. A fragilidade em que se encontra hoje evidencia o quanto falhamos com nossos artistas. Angela Ro Ro deveria ser reconhecida como patrimônio cultural do Brasil e ter sua vida e sua saúde cuidadas", afirma a artista.

O espetáculo será entremeado por frases marcantes da trajetória de Ro Ro, trazendo ao palco fragmentos de sua história e de seu humor afiado. A produção fica a cargo da Queerioca, primeiro centro cultural LGBTQIAPN do Rio de Janeiro, o que adiciona significado especial à homenagem. "Enquanto artista lésbica, tenho ainda um orgulho especial por ela, que sempre foi espelho de coragem e nunca se escondeu. Ela é um ícone", destaca Laura Castro.

Isabella Taviani ressalta a importância do reconhecimento à compositora neste momento. "Ro Ro é uma daquelas compositoras viscerais que escrevem 'arriscando tudo'. Nunca teve medo de ser quem é, nem tentou apagar essa fogueira. Cresci admirando sua coragem, sua voz e suas canções quentes. E é muito importante, neste momento tão difícil, podermos reconhecer tudo isso. Este show é nossa forma de gratidão. Que muitos outros eventos como este aconteçam. Angela precisa e merece", comenta.

A carreira de Angela Ro Ro, iniciada nos anos 1970, consolidou-se como uma das mais originais da MPB. Suas composições revelam uma poetisa urbana que soube captar as contradições e paixões da vida, da própria artista e de todos nós.

SERVIÇO

FOGUEIRA - HOMENAGEM A ANGELA RO RO

Teatro Rival Petrobras (Ruas Álavro Alvi,, 33 - Cinelândia)

12/7, às 19h30

Ingressos entre R$ 50 a R$ 120