Depois de três décadas percorrendo territórios musicais diversos, da Europa às aldeias amazônicas, Mônica Besser apresenta nesta terça-feira (8), no Manouche, o show de lançamento de "Novo Acorde", seu terceiro álbum de estúdio. O trabalho marca o retorno da artista aos palcos cariocas com uma proposta que ela define como "um manifesto artístico" em defesa do planeta e dos saberes dos povos originários. "Minha voz se junta às vozes dos povos floresta e sua sabedoria ancestral", avisa ela.
Produzido por Guto Wirtti, "Novo Acorde" reúne 13 faixas inéditas que transitam entre português, espanhol e inglês, construindo uma sonoridade que dialoga com tradições afro-ameríndias, estabelecendo pontes entre ancestralidade e contemporaneidade. "Um alto-falante para o grito do mar e da floresta em meio ao ruído urbano", diz a artista.
A faixa-título sintetiza a proposta conceitual do projeto através de um jogo de palavras que revela suas múltiplas camadas de significado. "Acordar para sonhar um novo acordo que abrace o mundo todo, acordar para sonhar um mundo novo", canta Mênica, estabelecendo a música como instrumento de despertar consciências e imaginar futuros possíveis.
Aos 17 anos, mônica teve seu primeiro contato com aldeias amazônicas e desde então desenvolveu décadas de imersão nas cosmologias indígenas. Entre as composições mais significativas do álbum destaca-se "Krenak", parceria com o poeta Jonas Samaúma que homenageia o líder indígena, escritor e pensador Ailton Krenak.
Monica subirá ao palco acompanhada por uma banda majoritariamente feminina. "Minha arte não quer só entreter", diz a cantora, que iniciou sua carreira aos 15 anos no histórico CEP 20.000 e depois viveu 15 anos na Europa, onde se apresentou em mais de 40 cidades de oito países.
Sua produção musical já integrou trilhas para teatro, circo e cinema, incluindo a canção "Vem Pra Ficar", que fez parte da trilha sonora da novela "Beleza Pura", da TV Globo, em 2008. Em 2007, conquistou o troféu Araucária de "Melhor Trilha Original" por sua contribuição a um longa-metragem estrelado por Caco Ciocler. Sua arte é fruto de uma formação multidisciplinar que inclui estudos de canto, áudio, filosofia, agroecologia e respiração como prática artística.
SERVIÇO
MÔNICA BESSER - NOVO ACORDE
Manouche (Rua Rua Jardim Botânico, 983)
8/7, às 21h
Ingressos: R$ 120 e R$ 60 (meia)