Obra de referência sobre o Poeta da Vila, a biografia "Noel, um perfil biográfico", de André Diniz, retorna às livrarias em edição ampliada e revisada, publicada pela Numa Editora. Além de novas ilustrações e conteúdos inéditos, a obra traz capa assinada por Mello Menezes. Lançado originalmente em 2010, a obra aprofunda a trajetória de Noel Rosa, gênio que aproximou morro e asfalto, transformando o samba em crônica poética e crítica do Rio de Janeiro.
"Noel era um compositor moderno; até hoje, algumas de suas letras permanecem atuais. Cantou a modernidade do Rio, dos carros, dos cinemas, das fábricas, convivendo com compositores dos morros numa rica troca de linguagem", destaca Diniz.
O autor enumera algumas novidades desta edição que, além da bela capa assinada pelo ilustrador Mello Menezes, inclui uma discografia comentada pelo músico e pesquisador Henrique Cazes. "A discografia comentada pelo Henrique Cazes é muito própria. Também aumentei também algumas coisas de densidade ao falar do Rio de Janeiro, da sua compreensão da cidade naquela época, sua relação com ela. Noel fez muito a cidade e a cidade fez Noel, não é? Eles são completamente imbricados um no outro. E outra coisa que eu aprofundei também é o perfil modernista do Noel, o Noel é um modernista.
Além disso, apresenta ao leitor o álbum "Noel Rosa, o poeta do samba e da cidade", gravado em 2010 e originalmente distribuído com o livro em sua primeira edição. Agora o trabalho encontra-se disponível nas plataformas de streaming, podendo ser acessado via QR Code pubblicado nesta edição atualizada.
Continua na página seguinte