Em 2025, a Downtown Filmes comemora 20 anos de existência. Única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro, ocupa a posição número 1 quando o assunto é filme nacional. Tendo lançado sucessos como “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis”, entre outros, as próximas estreias prometem risada, emoção, nostalgia e encher as salas pelo Brasil.
Em fase de finalização, “Agentes Muito Especiais” chega aos cinemas em janeiro de 2026. O projeto originalmente escrito e idealizado por Paulo Gustavo traz Marcus Majella e Pedroca Monteiro como dois policiais gays que sofrem bullying durante o treinamento. Diante disso, eles entendem que só vão conquistar respeito quando resolverem um grande caso.
Também em vias de ser finalizado, a continuação de “O Shaolin do Sertão” traz confusão, risadas e um elenco de peso com nomes como Edmilson Filho, Priscila Fantin, Marcelo Serrado e o lutador Lyoto Machida.
Já em produção, o documentário “Zico, o Samurai de Quintino” traz imagens raras, objetos históricos e depoimentos emocionantes em um formato cinematográfico e moderno que revela definitivamente e como nunca antes o legado de um dos maiores ídolos do futebol mundial.
Ainda em pré-produção, as cinebiografias “Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz?”, de Chorão (baseada no livro homônimo que retrata o artista pelos olhos de sua amada), e “O Que é Demais, Nunca é o Bastante”, de Renato Russo, vão mexer com a nostalgia e rever a história desses ídolos da música brasileira. Além disso, os “Farofeiros 3” já está confirmado e a viagem da vez é para o Caribe. Leandro Hassum vive um drama familiar em “Crisálida” — adaptação da famosa HQ — e Jayme Monjardim dirige “Guido”, a cinebiografia de Guido Schaffer, um jovem surfista, médico e seminarista, que doou sua vida aos pobres e morreu tragicamente sob as ondas do mar aos 34 anos.
Atualmente, ele está em processo de canonização pelo Vaticano e pode se tornar o primeiro santo carioca.
Comédia, drama, música e não podia faltar um estilo clássico cinematográfico: ação. Com direção geral de Roberto Santucci, “O Condomínio” promete ser uma ação policial baseada em histórias reais de tirar o fôlego. Inspirado nas notícias que abordam a ocupação de edifícios por parte da milícia, o longa vai acompanhar a missão de um grupo policial de elite na tentativa de desbaratar o QG de uma quadrilha de milicianos que toma rumos inesperados. Além de muita luta, o roteiro envolve questões familiares, ética e de lealdade.
Sobre a Downtown Filmes
Fundada em 2005, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até março de 2024, a Downtown Filmes lançou 150 longas nacionais, que acumularam mais de 150 milhões de ingressos vendidos. Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 1 e 2” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio.