Por: Leandra Lima - PETR

Teresópolis marca presença na apresentação do 'Plano Brasis

O Plano Brasis reúne mais de 100 experiências turísticas de base comunitária e sustentável | Foto: Prefeitura de Teresópolis

Teresópolis marcou presença, na última quarta-feira (21), no lançamento do 'Plano Brasis', nova estratégia internacional de marketing turístico da Embratur em parceria com o Sebrae. Realizado na sede do Sebrae, no Centro do Rio de Janeiro, o evento reuniu representantes de destinos turísticos de todo o estado do Rio para apresentar as diretrizes que vão guiar a promoção do Brasil no exterior, com foco em experiências autênticas, sustentáveis e conectadas à diversidade cultural nacional.

O encontro contou com palestras de nomes-chave da Embratur: Bruno Reis, diretor de Marketing e especialista em marketing turístico; Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes; e Carolina Stolf, coordenadora de Mercados Internacionais. Juntos, apresentaram os pilares do Plano Brasis e as estratégias de inserção do Brasil no mercado global, destacando a importância da diversidade regional como ativo competitivo.

A proposta do Plano Brasis é ousada e necessária: reposicionar o Brasil no mercado internacional, promovendo experiências autênticas, sustentáveis e descentralizadas, com foco no fortalecimento de destinos que preservam sua identidade e vocação cultural. E Teresópolis, com seus atrativos naturais, rica gastronomia, cultura montanhosa e hospitalidade, foi reconhecida como um dos destinos com alto potencial para se destacar nesse novo cenário global.

A presença constante da Secretaria Municipal de Turismo em eventos estratégicos como este demonstra o compromisso da gestão do prefeito Leonardo Vasconcellos com o fortalecimento da imagem da cidade no mercado turístico nacional e internacional.

Para a secretária de Turismo, Nina Benedito, essa participação ativa é essencial para posicionar Teresópolis entre os destinos brasileiros prontos para dialogar com o mundo: "Eventos como o lançamento do Plano Brasis são oportunidades valiosas para mostrar o que temos de melhor, construir conexões e alinhar nossa identidade local com as tendências do turismo global".

Teresópolis no radar do turismo internacional

A participação da cidade no evento foi estratégica e visionária. A convite do Sebrae, a secretária de turismo, Nina Benedito, esteve presente na reunião com rodadas de diálogo com representantes da Embratur, Sebrae e outros destinos brasileiros. O objetivo: consolidar Teresópolis como uma marca desejada no turismo internacional, com experiências formatadas para o visitante estrangeiro.

Segundo Marisa Cardoso, Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, "A participação de Teresópolis foi fundamental! Teresópolis hoje tem produtos maravilhosos que podem ser formatados pra promoção internacional. Então, a participação de Teresópolis é muito importante junto com demais regiões e secretarias pra que juntos a gente possa realmente construir um produto de oferta internacional."

Unidade e estratégia para transformar momentos em tendência

Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de criar sinergia entre os diversos atores do turismo nacional: "Pra um momento virar uma tendência, virar política pública, isso precisa ser sólido. A gente precisa falar a mesma língua. O Brasis é essa conectividade que tem que se transformar em uma mesma mensagem, e o trade precisa estar junto."

Teresópolis, que já vem trabalhando fortemente na profissionalização do setor e no fortalecimento de produtos turísticos como o ecoturismo, o turismo rural, de aventura e de experiência, vê no Plano Brasis uma oportunidade para expandir fronteiras e atrair o turista global, que busca justamente vivências únicas e com propósito.

Para Bruno, o momento é de expectativa e ação conjunta: "Quero muito que a gente consiga ampliar essa possibilidade de ter turistas internacionais em Teresópolis".

O Plano Brasis reúne mais de 100 experiências turísticas de base comunitária.