No próximo sábado, dia 21 de junho, às 9h da manhã, o Cine Pagu realiza uma sessão especial no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, para apresentar os resultados do projeto Olhares da Resistência: Audiovisual e Justiça Racial, uma iniciativa do Instituto TJNS que promoveu escuta, formação e criação audiovisual com mulheres e jovens dos bairros Caxambu e Morro da Oficina, territórios da cidade que são marcados por desigualdades socioambientais históricas.
Durante 10 encontros gratuitos, cinco em cada território, as participantes vivenciaram rodas de conversa e oficinas sobre letramento racial e ambiental, acolhimento psicológico, fotografia, produção de vídeos com celular e redes sociais como ferramentas de expressão e resistência. Ao final do processo, elas desenvolveram, junto com as instrutoras de audiovisual do Cine Pagu, dois curtas documentários que expressam suas memórias, visões e vivências em seus territórios.
Filmes
"Vozes do Caxambu"
No bairro Caxambu, em Petrópolis, moradoras compartilham memórias, afetos e preocupações sobre o território em que vivem. O curta revela como a comunidade enxerga os desafios socioambientais da região e aponta caminhos e desejos coletivos para o cuidado com o lugar. Através de reflexões individuais e coletivas, o filme constrói um retrato vivo de resistência e pertencimento.
"Depois da chuva"
Após a tragédia climática de 2022, o Morro da Oficina carrega cicatrizes visíveis e invisíveis. Neste curta, duas moradoras compartilham suas vivências de perda, força e reconstrução, entrelaçadas com a escuta sensível da psicóloga Ariel Pontes, que contribui com reflexões sobre luto coletivo, trauma e ansiedade climática. O filme atravessa dores profundas e evidencia a urgência de cuidados contínuos e de políticas públicas para resistir em um cenário marcado por tantas incertezas.
Cine Pagu
O Cine Pagu é um Ponto de Cultura - Cineclube itinerante, escola de cinema e produtora de filmes que atua em Petrópolis-RJ desde 2017, com ações em comunidades, escolas, áreas públicas e espaços culturais. Já realizou mais de 70 sessões de cine debate voltadas a públicos diversos, sempre com foco em direitos humanos. Também desenvolve projetos de cinema e educação, formação audiovisual e cineclubista, com atuação em temas como direitos das mulheres, justiça climática, educação ambiental e diversidade. Entre seus filmes estão "A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira", "Matéria de Cinema" e "Nosso Nome, Resistência".
Instituto TJNS
O Instituto TJNS é uma organização da sociedade civil com atuação em Petrópolis-RJ e região, nascida em 2020 como uma ação emergencial de solidariedade durante a pandemia de Covid-19. Desde então, ampliou sua atuação para enfrentar desigualdades estruturais e emergências climáticas, tornando-se uma referência local em letramento racial, ambiental e climático. Seus projetos envolvem formação de lideranças, incidência política, ações educativas e iniciativas de geração de renda voltadas especialmente para mulheres, pessoas negras, jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade. O Instituto desenvolve cursos, palestras, oficinas e campanhas em parceria com outras organizações e instituições, combatendo o racismo ambiental e promovendo a justiça socioambiental como eixo estruturante de seu trabalho.