Com o tema 'Agro para Todos', a maior feira de agronegócio do Planalto Central criou o Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec)
Daqui a uma semana, entre os dias 20 e 24 deste mês, será realizada a 16ª edição da AgroBrasília, principal feira de agronegócio do Planalto Central. O evento acontece é promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), e acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF.
O tema deste ano, "Agro para Todos", pretende impulsionar o mercado rural. "A Agrobrasília se consolidou como um espaço estratégico para a apresentação de produtos agropecuários, além de inovações e tecnologias voltadas a empreendedores do setor de diferentes tamanhos e áreas de atuação", afirma nota da Agência Brasília, que edita o site de notícias oficiais do Governo do Distrito Federal.
A feira também se destaca como palco de discussões, palestras e capacitações que abordam temas diversos do universo agro. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e a Central de Abastecimento (Ceasa-DF), receberá ainda as grandes máquinas que expõem tecnologia e novidades.
Tecnologia e Inovação em destaque
Devido ao sucesso de público no Pavilhão de Tecnologia e Inovação ano passado, a edição de 2025 da AgroBrasília criou o Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec). O local terá uma extensão de 1,2 mil m² e abrigará a Vila Startups (ligada à área de tecnologia), arenas para drones, palestras, debates e uma programação propícia para assuntos como questões globais, como o aumento da demanda por alimentos e as mudanças climáticas.
A expectativa para esta edição é que o número de visitantes seja ainda maior que o último ano, que somou 170 mil visitantes durante os cinco dias de feira.
De acordo com o presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, a expectativa é que em 2025 a feira também bata o recorde no número de expositores, já estimado em 600, aproximadamente.
"A ideia é que o produtor venha aqui, conheça as soluções que as indústrias e empresas de tecnologia desenvolveram e, por meio desse conhecimento, possa escolher o que é melhor para o negócio dele e fazer, às vezes, uma aquisição ou adotar uma nova tecnologia. A longo prazo, a AgroBrasília representa sempre um ganho tecnológico para o produtor que vai se refletir num ganho de produtividade e de sustentabilidade", destaca Brenner.
"Agro para todos"
Na AgroBrasília, os produtores rurais têm oportunidade de realizar negócios e entrar em contato com as novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. Uma área permanente para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é mantida na feira, com espaços dedicados também à agricultura familiar, onde são apresentadas tecnologias e pesquisas próprias para o setor.
Junto aos pequenos produtores rurais, a Emater-DF dedica um espaço de 20.700 m² à agricultura familiar, um ambiente composto de dez circuitos com tecnologias adaptadas à questões como a agroindustrialização, cultivo de hortaliças, floricultura, mecanização e automatização da irrigação, bovinocultura, piscicultura, bioinsumos, panificados, embutidos, tratamento de solo e artesanato, além de organizações sociais e programas como o Empreender e Inovar.
O extensionista da Emater-DF Ricardo Luz, coordenador do espaço destinado à agricultura familiar na AgroBrasília, acentua que o tema é inclusivo, contemplando o grande, médio e pequeno produtor. "A hortaliça do dia a dia que consumimos vem da agricultura familiar, são os pequenos que estão produzindo,[assim como] aquele cheiro-verde que você come, aquele tomate gostoso, aquela alfacezinha. A agricultura familiar tem uma força dentro do mercado muito grande, não só com o atendimento técnico, mas a organização, gestão, condução e a comercialização desses produtos. Eles movimentam bastante a economia".
Com uma média de participação em torno de 3,5 mil agricultores familiares por ano, desde 2008, a Emater-DF disponibilizará transporte e alimentação para mais de 1.500 pequenos produtores para que eles possam comparecer ao evento.
Queijo artesanal é destaque
Novidades como o lançamento rota do queijo artesanal no Distrito Federal e do registro provisório do queijo artesanal - uma conquista para os produtores de leite que pedem o registro há mais de 30 anos - também serão lançadas na AgroBrasília 2025.