SÉRIE "QUEM É O BRASILIENSE" (1)
Série de 'Brasilianas' vai mostrar quem somos, de onde viemos, o que fazemos, onde moramos e do que gostamos. Ao completar 65 anos, Brasília soma quase 3 milhões de habitantes, divididos em 35 Regiões Administrativas
Brasília completou 65 anos. Hoje, a Capital Federal tem 2 milhões 982 mil 816 moradores, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (PDAD-A), divulgada há pouco mais de um mês pelo Instituto de Pesquisa e Estatísticas do DF (IPE-DF), a antiga Codeplan.
Mas, além de um número, quem somos nós, os brasilienses? (este colunista se insere no conjunto, inclusive por ter nascido aqui, em 1966) Sabe aquela brincadeira, que leva em conta as perguntas sempre feitas pelo famoso programa de jornalismo na TV: Onde moram? O que comem? O que fazem?
Pois vamos conhecer um pouco mais de quem somos nós, os brasilienses. A PDAD-A "explodiu" os grandes números que vêm nos censos populacionais e traçou um perfil individual de cada uma das 35 Regiões Administrativas do Distrito Federal, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.
Esta é a sétima edição da pesquisa, que começou em 2004, e é feita a cada dois anos, mas - de longe - é a mais abrangente e completa.
Além de abranger todas as 35 regiões administrativas (inclusive as recém-criadas Arapoanga e Água Quente, formalizadas em dezembro de 2022), a pesquisa - que foi realizada ao longo de 2024 e coletou informações em 25 mil domicílios - também fez o levantamento do perfil de 12 municípios do Entorno do DF. Este último levantamento ainda não foi divulgado.
O trabalho do IPE-DF traz um diagnóstico personalizado e, com ele, é possível que a gente consiga entender melhor como é formada e quais as características (e as necessidades) de cada uma das RAs.
A partir desses dados, a pesquisa fornece elementos para que os gestores públicos possam propostas de políticas públicas para fazer as devidas correções. Ou propor inovações.
Para evitar mais confusões: aqui, nesta série, Brasília é a Capital Federal e a sede do Governo do Distrito Federal, mas o DF é uma unidade federativa que abrange a área onde Brasília está localizada, e não se resume apenas à capital. Pareceu confuso? Pois é mesmo...
O fato é que estamos todos no mesmo "Quadradinho" (que nem é tão pequeno assim, tem 577.900 hectares, o equivalente a 535 mil campos de futebol).
Em meados de abril, Celina Leão (PP), então governadora em Exercício, chamou todos os administradores regionais para uma reunião no Palácio do Buriti e apresentou a eles os dados. Aproveitou para passar um "recado político": para que todos avaliem o que os números demonstraram.
"Por meio da Pdad-A, nós temos condições de verificar como as políticas públicas que colocamos em prática são percebidas pela população e onde precisamos intensificar a nossa atuação. Esse trabalho é fundamental para uma gestão eficiente. A ampliação do estudo nos dará ainda melhores condições de cuidar da nossa população", frisou.
Estudo traz curiosidades
"Brasilianas" debruçou-se sobre os relatórios apresentados, que têm 2.700 páginas, e traçou um comparativo, uma espécie de ranking entre as Regiões Administrativas. Mas, um alerta: os estudos feitos pelo IPE-DF têm muitos mais detalhes dos que estamos tratando aqui.
A mostra dos dados, que começa na edição de hoje e vai ser dividida em quatro blocos, é quase que para despertar a curiosidade do brasiliense.
A partir desses dados, poderão ser feitas outras pesquisas mais aprofundadas, sustentadas teses acadêmicas ou mesmo despertar o interesse da própria população em realçar as características que lhe são peculiares.