A RioLuz concluiu a modernização do sistema de iluminação do Parque do Cantagalo, localizado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. A intervenção faz parte do programa Luz Maravilha e contempla uma área de 14 mil metros quadrados, muito utilizada para lazer e práticas esportivas. Ao todo, o espaço recebeu 251 luminárias de LED, 26 luminárias ornamentais, 106 projetores, 38 novos postes de fibra e 43 caixas de passagem com tampas antifurto. A medida busca reforçar a segurança de moradores e visitantes, evitar o vandalismo e valorizar a vegetação local.
Segundo o presidente da RioLuz, Rodolpho Maldonado, "o investimento melhora o esporte, o lazer e a conservação ambiental". Frequentadores e especialistas destacam que o reforço na luz estende o uso do parque no período noturno com tranquilidade.
Rio e Duque de Caxias inauguraram Muralha Digital Rio‑Baixada na Linha Vermelha
As prefeituras do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias inauguraram a Muralha Digital Rio-Baixada na Linha Vermelha, na altura do Parque das Missões. A estrutura conta com câmeras inteligentes de leitura automática de placas nos dois sentidos da rodovia, reforçando o monitoramento entre a capital e a Baixada Fluminense.
Desenvolvida pela CIVITAS Rio em integração com o sistema Smart Duque, a tecnologia permite rastrear veículos suspeitos em tempo real, auxiliando investigações da Polícia Civil e a reconstrução de rotas.
O pórtico também possui um painel de LED para avisos de trânsito e utilidade pública. Esta é a segunda estrutura integrada entre as duas cidades, e a próxima unidade conectará o Rio a Niterói.
Obras no Anel Viário de CG
Nesta sexta (11), o prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, deu início às obras da nova ligação expressa da segunda fase do Anel Viário de Campo Grande. O projeto faz parte do Plano de Mobilidade local e busca reduzir o tempo de deslocamento na Zona Oeste. A nova via terá cerca de 4,9 kms de extensão, ligando a Estrada da Posse à Av. Brasil.
Nova via para a Brasil
As intervenções incluem a implantação de quase três quilômetros de pistas inéditas e um trecho elevado sobre o morro João Vicente. O percurso se conectará ao Túnel Professor Moacyr Sreder Bastos, formando um corredor expresso entre o centro do bairro e a Av Brasil. A Estrada do Lameirão será duplicada para ampliar os acessos à via principal da cidade.
Avanço na mobilidade
Dois novos viadutos serão erguidos na Av Brasil para direcionar os fluxos viários para Santa Cruz, Costa Verde e Centro. A obra prevê ainda a substituição da ponte sobre o Rio dos Cachorros e a requalificação de vias no entorno. O Plano de Mobilidade de Campo Grande reúne R$ 1 bilhão em investimentos para organizar o trânsito no bairro populoso.
Alerta para chuvas
Nos primeiros dez dias de setembro, a chuva na cidade do Rio superou a média prevista para todo o mês, registrando 73,5 mm frente à média de 71,1 mm. A Defesa Civil emitiu alertas para pancadas e raios. Laranjeiras e Tijuca lideraram os acumulados da capital. O estado segue em alerta para cheias, com destaque para Duque de Caxias.
Ópera chinesa gratuita
A Ópera Nacional da China apresenta o espetáculo gratuito "Gala de Ópera" no dia 25 de setembro, às 20h, na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. O evento celebra o Ano da Cultura Brasil-China 2026 com árias clássicas e música brasileira. Os ingressos devem ser retirados pelo Sympla e a entrada exige chegada com 30min de antecedência.
Hotel‑escola do Senac
O Senac RJ iniciou as obras de retrofit do prédio que abrigará seu primeiro hotel-escola, no Centro do Rio. Localizado na esquina da Av. Presidente Vargas com a Rua Primeiro de Março, o espaço terá 12 andares, 40 suítes, restaurante, café e rooftop. O empreendimento visa qualificar profissionais de Hotelaria, Gastronomia e Eventos até 2027.